O prefeito petista de Canoas - Jairo Jorge |
Grande Jairo Jorge
Se existe um petista diferenciado ( e o latifundiário deste Blog até faria campanha para ele) é o prefeito Jairo Jorge de Canoas -RS. Hoje de manhã ele deu entrevista ao programa do Diego Casagrande na Band News Porto Alegre, o assunto: a chamada lei do gatilho que permite a redução de impostos municipais, tendo em vista o aumento da arrecadação.
Em outras palavras - informações do site: legalizecontabilidade :
Em julho de 2009, a prefeitura implementou a Lei do Gatilho (Lei nº 5.392/2009), que padronizou o ISSQN em 2,75%. Até então, as empresas pagavam alíquotas entre 3% e 5%.
O impacto na arrecadação nas primeiras semanas foi de queda, mas gradativamente a receita municipal passou a aumentar, e fechou os primeiros 12 meses com aumento de 17,9%, chegando a R$ 47,8 milhões.
As razões detectadas pela prefeitura de Canoas são duas: a redução de sonegação e a saída da informalidade de várias micro e pequenas empresas. Somente no último mês, 130 empreendedores saíram da informalidade na cidade, manobra que também foi facilitada pela expansão da rede de atendimento - o Escritório dos Empreendedores, outra medida pública elogiada pelo empresariado local.
"A lógica é aumentar a arrecadação com a contribuição de todos, de forma que a carga tributária fique mais leve para cada empreendedor", explica o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT). "E assim criamos um círculo virtuoso".
3 comentários:
Ele só me surpreenderia se saísse deste partido...
Deixa, Popa, é bom que o PT tenha pessoas assim. Talvez ele consiga, espero, libertar os cérebros algemados.
Podemos desejar isso, podemos até imaginar que isso seja possível mas, infelizmente, não é. Este partido está contaminado até a alma, se é que a tem.
Postar um comentário