O emperrado projeto da ponte do Guaíba em Porto Alegre |
Dizem que a FIFA está perdendo a paciência com o Brasil. As obras necessárias para a Copa estão demorando a sair do papel. Somos sonolentos de tão burocrátas. As obras, neste país, emperram.
Vejam o caso da nova ponte do Guaíba em Porto Alegre. Estamos há anos discutindo propostas de viabilidade e somente ontem o governo federal disse o óbvio dos óbvios, vai ser a iniciativa privada que fará a nova ponte. Nem poderia ser diferente.
Demoramos anos para chegar a uma conclusão banal. Na verdade, ficamos discutindo ideologias e interesses políticos. Enquanto isso demoramos mais de um ano para reformarmos 100 metros de um túnel em Porto Alegre.
Infelizmente a notícia não é tão alvissareira, porque o ministro dos transportes já disse que a empresa que vencer a licitação para a concessão das rodovias do pólo metropolitano é que fará a nova ponte. O início da nova concessão é --- vejam só -- 2017.
A atual concessionária, CONCEPA, já disse que tem interesse em construir a ponte -- e poderia fazer para ontem -- recebendo em troca, evidentemente, a renovação da concessão. Essa seria a solução ideal, mas com riscos de intermináveis discussões judiciais, uma vez que nossa Carta Maior exige a realização do processo licitatório.
Quanto tempo mais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário