Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Finalmente, Escolas Públicas do RS Serão Avaliadas

Levamos décadas para descobrir o óbvio

Por conta do trololó ideológico, o Rio Grande do Sul perde tempo e dinheiro. Lembro que o governo Yeda, PSDB, tentou fazer avaliação das escolas. O PT e o CPERS foram contra. Agora o PT é governo e vai fazer -- o que deveria ter sido feito há muito tempo -- avaliação nas escolas.

Segundo o secretário da educação, José Clóvis Azevedo, trata-se do Sistema Estadual de Avaliação Educativa (Seap) analisará, uma vez por ano, um conjunto de 50 indicadores, da infraestrutura à área pedagógica, em cada um dos 2,5 mil estabelecimentos de ensino estaduais.

— Vamos saber como está a gestão ou a participação da comunidade, por exemplo, dentro de cada escola. Não é uma avalição centrada no resultado, mas nos processos que levam aos resultados. Teremos condição de saber o que levou uma escola a ter um bom ou um mau desempenho no Ideb — afirma o secretário.


O CPERS, evidentemente, é contra:

Rejane de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Cpers):

"Não precisamos de um sistema de avaliação para saber que a situação das escolas é ruim, que o governo não investe, que não existem laboratórios, que falta material didático. O governo tenta mascarar a falta de políticas públicas para a educação por meio desses mecanismos de aferição."

Berenice Cabreira da Costa, vice-presidente da Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do RS:

"Quando lança essas novidades, a Secretaria Estadual da Educação nunca consulta ninguém. A coisa é feita de dentro para fora. Ficamos em posição de paisagem, sabendo das coisas só pelos meios de comunicação. Diferentemente do Cpers, queremos participar, mas não somos chamados."

Fonte: Zero Hora.

Nenhum comentário: