Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 5 de julho de 2011

Há na Beleza de Paris Um Tantinho de Repressão

Boulevard Haussmann uma das avenidas mais importantes de Paris em homenagem ao urbanista.

Georges-Eugène Haussmann (Paris, 27 de Março de 1809Paris, 11 de Janeiro de 1891), largamente conhecido apenas como Barão Haussmann- o "artista demolidor", foi prefeito do antigo departamento do Sena (que incluía os atuais departamentos de Paris, Hauts-de-Seine, Seine-Saint-Denis e Val-de-Marne), entre 1853 e 1870). Durante aquele período foi responsável pela reforma urbana de Paris, determinada por Napoleão III, e tornou-se muito conhecido na história do urbanismo e das cidades.


Paris é uma cidade que agrada a gregos e troianos. Todos ficam deslumbrados com a cidade-luz -- que é cenário do último e ótimo filme de Woody Allen: Paris à Meia Noite. Este Blog fez um post : Na meia noite Paris alucina.

Digo isso porque li agorinha o comentário do blogueiro de esquerda, dono do Diário Gauche, que elogia o filme, mas critica o pessoal -- middle class -- que adora comer pipoca no cinema.

Dei meu pitaquinho:

Também não gosto dos pipoqueiros no cinema. O filme do Woody é show. Uma observação, o atual projeto urbanístico de Paris foi feito por Haussmann, nomeado prefeito por Napoleão III e tinha, também,  por objetivo alargar as ruas e avenidas para  evitar as barricadas das manifestações populares.Há, na beleza de Paris da Belle èpoque, da era do Jazz e de hoje,  um tantinho de repressão.

Nenhum comentário: