Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Não é Digno Para Um Ser Humano Recolher Sobra de Comida - E O Estado Tem De Evitar Isso

Novos contâineres que estão sendo instalados em Porto Alegre

Leio que o nosso amigo Jean Scharlau está a defender os incêndios de contêineres (vejam post abaixo de hoje)

Ele fez o seguinte post, encarnado da cor do Foucault. Volto depois com meu pitaco:

Eu também incendiaria um container novinho em folha!



Se esse container impedisse meu acesso ao alimento e à sobrevivência, minha ou de minha família. E isto possivelmente está acontecendo em Porto Alegre a várias pessoas. Os invisíveis e inaudíveis miseráveis não foram achados, e nem procurados, para opinar sobre essa sensacional inovação na cidade. Sensacional para mim, que sou classe média e tinha como um dos transtornos diários ter que lembrar e estar disponível para tirar o lixo na hora certa.
Mas e para os caras que passam revirando as sacolas entre a hora certa e a incerta? Os caras aqueles que a gente faz de conta que não vê e não ouve, porque vê-los lembra-nos que os pés de nossa prosperidade são de barro, que embora a tenhamos conquistado adquirindo direitos e privilégios, ali está uma prova de que há algo podre no esquema que o caminhão do lixo não pode levar embora, que um tanto dessa coisa podre continuará fedendo dentro de casa. Vemos que há algo injusto e cruel no processo e sentimos vergonha por nossa omissão e pela situação daqueles degradados, como porcos e vira latas abandonados, bem ali na nossa frente. Por isto olhamos para o outro lado.
Mas acho que não são esses que estão destruindo os containeres. Até pensei isto a princípio, mas olhando um pouco mais, vejo que eles não têm essa força e determinação para a luta ativa na resistência contra uma injustiça dos bacanas. Sua resistência é passiva e definhante, infelizmente.
É possível também que os incendiários sejam lixeiros demitidos por causa do desemprego gerado pelo novo sistema, o que viria a ser o mesmo problema: sobrevivência. Mas também não acho que seja o caso, pois estes trabalhadores estão inseridos no comprometimento social obediente e há o seguro desemprego, a esperança de novo emprego...
Talvez sejam pessoas ligadas às empresas que prestavam o serviço e agora que deixaram de fazê-lo perdem dinheiro. Talvez seja quem não gostou do container em frente à sua casa, loja ou vaga no estacionamento. Talvez seja um modo perverso de diversão, o vandalismo aleatório.
De todas essas hipóteses, aquela a que deveríamos dedicar mais cuidado e muita atenção para que não venha a se confirmar é a primeira. A presidenta Dilma disse que o Estado deverá correr atrás dos miseráveis, desta vez para protegê-los, e que conta com os prefeitos para isto e que os ajudará a fazê-lo.
Corre, Fortunati, antes que a iniciativa privada chegue primeiro e comece a te livrar definitivamente do serviço. Deste que não gostas e daquele que mais queres.
 
Meu pitaco:
 
O princípio mais importante da Constituição Federal é o da dignidade humana. Não é digno para um ser humano retirar o lixo orgânico de um saco plástico, na calçada para seu próprio sustento ou alimentação. Isso não é digno. Felizmente, na cidade de Porto Alegre são pouquíssimas as pessoas que fazem isso.  Compete ao estado dar a essas pessoas dignidade, mas muitas delas -- não querem o auxílio do estado -- preferem andar de calçada em calçada a procurar restos de comida. Assim como algumas delas preferem dormir na rua ao invés de dormir em albergues públicos, muitos dos quais tem pouca ocupação.   Deve ser aplaudido essa postura da prefeitura de aplicar novas medidas em Porto Alegre, como ocorre no primeiro mundo. Infelizmente, temos no RS uma diminuta população com mentalidade de quarto mundo. E tem gente que os aplaude. Tenham a santa paciência.

4 comentários:

PoPa disse...

Eu não entendi o comentário dele. Certamente, é de uma pessoa que não sabe o que é fazer coletas em lugares os mais insólitos possiveis. Estes containers já existem em Pelotas há algum tempo. Os catadores tem um bom acesso ao seu interior, muitas vezes entrando neles para fazer sua coleta. Já tivemos um caso de um que dormiu dentro de um destes containers e o caminhão jogou ele para dentro. Felizmente, o motorista deu-se conta e não compactou o infeliz.

Mas tens razão. Lixo não é lugar para pessoas buscarem comida. Principalmente em uma cidade como Porto Alegre, onde é possível, sim, conseguir-se comida de graça ou quase, se for um necessitado.

PoPa disse...

O container foi vandalizado por algum imbecil que - com absoluta certeza - não pega ali o seu sustento nem sua alimentação.

Fábio Mayer disse...

Como diria um professor meu, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A existência de pessoas que catam alimento no lixo é triste, aviltante à humanidade, é algo que deveria envergonhar todo ser humano e especialmente os senhores políticos, que são pagos para solucionar esse tipo de problema. E dentre eles, deveria envergonhar especialmente os de esquerda, que usam essas pessoas ems eus discursos.

No entanto, é um fato que mesmo nos países mais ricos há gente assim.

Mas isso não pode justificar vandalismo e mesmo impedimento para que o Estado cumpra uma de suas tarefas mais básicas, que é coletar o lixo e à ele dar tratamento adequado. Quem destroi patrimonio público merece CADEIA, independentemente da condição social.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo com os comentários do Popa e do Fábio. Mesmo nos países desenvolvidos existem pessoas que catam lixo. São minorias, mas existem.