Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 12 de julho de 2011

Os Malvados Agora Atacam a Itália

Charge de Patrick Chappatte

A nova gerente do FMI disse hoje que a crise na Itália - oitava economia do mundo -  é culpa dos mercados. A dívida italiana é grande, 120% e aumentou após a crise de 2008. O que significa, afinal, culpa dos mercados? Caramba, mercado é fato social e, como tal, depende da vontade dos seres humanos -- e não somos totalmente gentis e solidários.  A Itália está sendo atacada pelos malvados. Pessoas sem domicílio que distribuem informações - falsas - no mercado com o objetivo de comprar ou  vender ativos de setores estratégicos da economia de um país visando o lucro fácil - prejudicando, assim uma nação inteira. Esses especuladores atacam a Itália, assim como fazem com a Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha, todos países endividados. A esperteza não tem limites, esses corsários gostam de  plantar fatos exatamente nesses férteis terrenos:  economias carentes, frágeis, endividadas, onde o inseguro mercado vacila por qualquer tipo de  fofoca.

Cá com meus botões essas crises são apenas turbulências. Em 1 ano ninguém mais vai se lembrar da atual crise italiana. Também é certo que os países têm de aprender a se blindarem nessas crises, fazendo as necessárias -- e também impopulares -- alterações regulatórias e legislativas.

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Escrevi sobre isto hoje também.

E fico me perguntando até quando o Tesouro Nacional da República Federal da Alemanha vai ter capacidade de salvar essa turma toda, de países governados por populistas...