Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Burrice, Ingenuidade, Cegueira ou Teimosia

 
 
A prática corrupta corrente no Brasil não é só no PSDB, no PMDB, na Arena,  é também no PT. É interessante, os Blogs petistas não comentam absolutamente nada sobre esse importante julgamento da história Preferem criticar quem está morto e sepultado, o pessoal do PSDB,os tucanos, o Serra.  O STF está mostrando ao Brasil que o governo do PT também é corrupto, também faz tudo para permanecer no poder, também faz jogo sujo, manipulação, tal como fizeram os tucanos, os pemedebistas, o pessoal da Arena. O PT é igualzinho aos outros, só não enxerga quem não quer -- ou por burrice, ingenuidade, cegueira ideológica ou pura teimosia.

4 comentários:

guimas disse...

Maia,

Apesar de concordar quando dizes que o PT é igual aos outros - é o que digo há tempos - tenho uma ressalva a fazer.

Os simpatizantes petistas são só isso. Simpatizantes. São torcedores que não se importam se o time ganha com um gol impedido, de mão, aos 48 do segundo tempo.

Eles não são o problema.

O que dizes pode ser revertido tranquilamente - há sites anti-petistas por aí (por exemplo, o Tio Rei, o Augusto Nunes, o Implicante, pra pegar uns do teu blogroll) que insistem em dizer que o problema da corrupção no país se deve ao PT.

Também são torcedores, simpatizantes. Mas insistem em se travestir de jornalistas.

Pode-se dizer que nestes sites também há cegueira quando a oposição atual aparece enrolada em corrupção.

E tudo isso acho bem normal. É uma discussão de política que envolve pouca razão e muita emoção. Faz parte, mas acho que debate político com tanta emoção fica vazio, como está o debate hoje no país, graças a uma oposição incompetentíssima.

O problema do país, atualmente, é que a grande imprensa tomou para si o papel de oposição. Isso é grave. Jornal não é partido político, e não pode agir como um. Essa é uma falta grave na nossa democracia.

Com o episódio do Cachoeira, ficou evidente que a imprensa (a Veja, no caso) pouco se importa com a denúncia da corrupção - não o fez no caso do Cachoeira, e usou de seus serviços com impunidade. Ficou escancarado que a Veja assumiu um lado, e hoje está no vale-tudo contra o PT.

Repito, a Veja não é partido, e não deve agir como um.

Podes dizer que sem a denúncia de Veja não haveria o julgamento do mensalão - é possível. Mas aí te pergunto: e as outras denúncias? E o mensalão tucano, por exemplo? E as denúncias eleitoreiras, vazias, sem provas, mesmo depois de investigação?

Será que vale a pena termos uma imprensa demonizando um partido político exaustivamente em prol de outros que têm os mesmos exatos defeitos?

Ou seja, a Veja e seus assemelhados está no mesmo nível dos blogueiros petistas - torcendo, com toda "burrice, ingenuidade, cegueira ou teimosia".

Esse é o outro lado da moeda, e ele é bem ruim para o país.

Fábio Mayer disse...

Eu concordo com o Guimas, o problema não está só no PT, porque todos os partidos são eivados do mal da desonestidade.

Mas discordo sobre a imprensa, porque VEJA, tal qual os blogueiros petistas, não é concessão pública, ela não precisa guardar equilíbrio sobre o que escreve, ao contrário de rádios e TVS que por serem concessões públicas, tem que demonstrar imparcialidade.

Da mesma forma que deputados e senadores (do PT, no caso) podem e vivem se manifestando livremente contra a liberdade de imprensa, eles dizem isso, porque têm liberdade para tanto garantida pela Constituição.

E sobre as denúncias, temos que lembrar que o PT liderou a cassação de Fernando Collor com uso da imprensa livre que o denunciava, e a partir daquele processo, virou um partido nacional que culminou com sua chegada ao poder 10 anos depois. Na época, os petistas não reclamavam de VEJA com sua capa do irmão do presidente fazendo denúncias escabrosas.

Jornalismo é assim mesmo, ora agrada uns, ora agrada outros, o que não pode é apontar para jornalistas e chamá-los de golpistas a cada vez que noticiam algo que não agrade.

guimas disse...

Fábio,

Estás enganado. Tu não discordas de mim.

Eu não sou contra uma imprensa que faça denúncias. Eu sou contra uma imprensa que:

1. Fabrique denúncias falsas - a Veja fez isso várias vezes, já.

2. Esconda denúncias por ter interesse político - a Veja já praticou isso também, como mostra a CPI do Cachoeira.

O problema, Fábio, é que, sem uma regulação de imprensa - sim, ela existe em muitos países socialmente desenvolvidos - a Veja pode fazer o que bem entende. Quem não estiver de acordo, entre na justiça e tenha atendido - ou não, depende do advogado que se contrata, do juiz que julga - sua demanda anos depois. Sem contar que são poucos que podem bancar financeiramente um processo contra uma editora.

Outra coisa: a Veja de antes - a época do Collor - era diferente. Hoje, só anti-petista acredita em algo que ela publique. Todas as denúncias recentes foram vazias, baseadas em fofoquinhas. Baixo nível de jornalismo.

De novo: não sou contra denúncias sérias. Sou contra falta de seriedade.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas e Fábio, o Brasil está amadurecendo, mas precisamos amadurecer mais, porque a discussão política deve ser racional e não emocional. Se existe antipetismo é porque existe o petismo, ou seja grande parte do PT e seus simpatizantes acha que eles são os melhores, mais inteligentes e mais capazes e isso não é verdadeiro.

Sobre a Veja, nesse Brasil emocional a Veja faz seu papel. Tudo bem ela força a barra, mas se não fosse a Veja não teríamos julgamento do mensalão. E tudo o que a Veja disse, que o PT dizia que era golpe, está se confimando no julgamento do STF.

No Brasil governado pelo PT não existe oposição, isso está ocorrendo também na Argentina de Cristina K.

A oposição é a mídia e Cristina K e parte dos petistas pretende -- e essa minha grande preocupação -- fazer controle social e político da mídia.

Mas vivemos, de qualquer forma, tempos interessantes.

Abraços e bom fim de semana