Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Razões Para Condenar Zé Dirceu

Zé Dirceu conta com o apoio discreto, of course,  de certos blogueiros e twitteiros como Maria Frô

José Dirceu é  homem experiente e esperto. O Brasil inteiro sabe. Ele, evidentemente,  tenta não deixar rastro. A grande dúvida é saber se o STF vai condenar o braço esquerdo do Lula, no julgamento do mensalão.

A prova que existe contra ele é testemunhal e alguns indícios.

A Ministra Rosa Weber, indicada por Dilma, deu uma linha de como o STF pretende votar esse processo ao afirmar, no voto que exarou relacionado com a condenação de João Paulo Cunha e comparsas:

"Nos delitos de poder, quanto maior o poder ostentado pelo criminoso, maior a facilidade de esconder o ilícito. Esquemas velados, distribuição de documentos, aliciamento de testemunhas. Disso decorre a maior elasticidade na admissão da prova de acusação’.

Ou seja, não é necessário o chamado "ato de ofício".

Por outro lado, o Código de Processo Penal permite a transformação do mero indício em prova:

“Art. 239. Considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.”

A ala bolivariana da Corte, Lewandowski e o companheiro Dias Toffoli, vai inocentar Zé Dirceu. Jogo uma caixa de chilenos.

Resta saber como vai votar o Relator e os demais ministros.






5 comentários:

guimas disse...

Eu tô achando isso muito curioso.

Qual é o indício que autoriza, por indução, a existência de circunstâncias que mostrem que Zé Dirceu era o chefe da quadrilha?

As reportagens da Veja?

O depoimento de Bob Jefferson, o campeão em desmentir-se, ou de outros inimigos políticos de Zé Dirceu?

Oras, João Paulo Cunha foi pego com a mão na grana (sua mulher foi, na verdade).

Quem pegou Zé Dirceu com a boca na botija?

Pois é.

Mas, se condenarem ele com base no "deve ter coelho nessa cartola", o STF cai, e muito. Como disse antes, será que o STF vai, "com a faca no pescoço", fazer o julgamento político que a Veja demanda?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, houve uma quadrilha que desviou dinheiro público, o operador era Marcos Valério, os financiadores eram o BB Visa, Banco Rural e BMG, esse que atualmente financia o líder do brasileirão. Alguém arquitetou tudo isso e foi um político. Quem será?

São apenas duas as opções, ou Zé Dirceu ou Lula, que não faz parte do processo.

guimas disse...

"São apenas duas as opções, ou Zé Dirceu ou Lula, que não faz parte do processo."

Ah bom, se tu, bom investigador, sabe de tudo isso, ótimo. Devia ter mandado as provas disso tudo pro Gurgel.

Por que não o Delúbio? Era dele a responsabilidade de "arranjar grana" pro PT. E o esquema de desvio não foi gerado no PT. O PT copiou a artimanha do PSDB. O esquema já estava armado, e funcionando. Apenas mudou de partido.

Aliás, o Zé Dirceu (assim como o Lula) pode até ter sabido do esquema e ter feito vista grossa, sem participar dele. Por que não? Ele estava afastado da direção do PT.

Viu como é curioso? Tu partes da necessidade de condenar o Zé Dirceu pra arrazoar a acusação.

Já se disse várias vezes nos blogs por aí que, fora alguns depoimentos - repito: de inimigos políticos do Zé - não se chegou a nenhum indício importante que aponte o Zé como o chefe.

Mas, desde 2005, a Veja e seus fiéis seguidores já julgaram e já condenaram sumariamente o Zé Dirceu, independente do que tenha acontecido, e do que possa ser provado.

Maia, não se trata de defender o Zé Dirceu. Se trata de respeitar o processo jurídico sem influência política. Se trata de julgamento técnico.

Tu e a Veja podem julgar Zé Dirceu politicamente o quanto quiserem. Podem chamar ele de gangster, chefe da quadrilha, do que quiser.

Mas o STF não pode. Simples, não é?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o Zé Dirceu aparece como arquiteto do esquema em diversos depoimentos. Ontem mesmo a Rosa Weber tocou no nome dele de que teria participado de reuniões com a chefia do Banco Rural. Ele também teria participado de reuniões com a Portugal Telecom antecedendo a ida de Marcos Valério a Portugal.

O STF ainda não entrou nesse item, vamos ver, mas os precedentes de que não é necessário ato de oficio devem deixar Dirceu de cabelo em pé.


guimas disse...

Maia,

Como o Zé Dirceu pode ser o arquiteto de um esquema que já operava antes com o PSDB?

O esquema do mensalão não foi "arquitetado" dentro do PT. Ao contrário, o PT aproveitou um esquema que já estava em funcionamento. Inclusive, alguns "formadores de opinião" da mídia fizeram piada de que nem na corrupção o PT deixava de imitar o PSDB.

Volto a dizer: contra João Paulo Cunha há os 50 mil reais retirados na boca do caixa. Há algo físico, palpável, concreto. Contra Zé Dirceu, há a palavra de uns contra a palavra de outros.