Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ateus de Todo o Mundo Uni-Vos


A partir deste domingo (13), ônibus com mensagens ateias circularão em Porto Alegre e Salvador. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) e apresenta quatro mensagens que expõem um pouco o que pensam os ateus. Segundo a entidade, este é mais um passo dado na direção do reconhecimento dos não crentes como cidadãos plenos e dignos. Serão 10 ônibus em Porto Alegre, financiados por um único doador paulista que prefere permanecer anônimo, e 5 ônibus em Salvador, financiados com recursos da entidade e outros doadores.


O mote da campanha é “Diga não ao preconceito contra ateus”, que aparece em quatro formatos diferentes. Um deles afirma “A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas” e outra diz “Religião não define caráter” mostrando uma foto de Hitler, citado como crente, e Charles Chaplin, um ateu. As propagandas permanecerão nos ônibus por um mês. Porém Daniel Sottomaior, presidente da ATEA, revela que “O prazo pode se estender, se tivermos doações. Somos cerca de 2% dos brasileiros ou 4 milhões de ateus. Muitos têm medo de se expor devido ao preconceito de amigos, chefes e familiares. Isso tem que acabar”.

A campanha traz ainda a foto de um avião atingindo o World Trade Center com os dizeres “Se Deus existe, tudo é permitido”, uma citação alterada da famosa frase de Dostoiévski em Os Irmãos Karamázovi, “Se Deus não existe e a alma é mortal, tudo é permitido”, dita paradoxalmente pelo ateu Ivan Karamázov no romance. Outra peça afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, mostrando imagens de um deusa hindu, um deus egípcio e um deus palestino — Jesus.

Segundo a entidade, o objetivo da campanha não é fazer desconversões em massa, mas conseguir um espaço na sociedade e diminuir o preconceito que existe contra ateus.


DOAÇÕES:  http://www.atea.org.br/

Pescado do Pensador Selvagem que pescou de algum outro lugar.

Eis algo que herdei do meu  ranço marxista: sou ateu ou agnóstico.

7 comentários:

PoPa disse...

Sou ateu e nunca uma entidade picareta destas vai tirar minha grana! Aliás, ongs e coisas do gênero só tem um objetivo: impor suas parcas e porcas idéias aos outros que não querem saber delas. E que história é essa de discriminação? Nunca fui discriminado por ser ateu. E estou sempre afirmando que sou ateu. No máximo, alguém tenta me converter, o que não posso considerar discriminação.

Vão trabalhar, cambada de vagabundos!

Terráqueo disse...

Muito legal essa campanha. Me chateia muito os religiosos se julgarem melhores do que os outros, porque acreditam em Deus. Ora, eu acredito em Papai Noel, e não me acho melhor do que a grande maioria das pessoas (do que algumas bem que eu sou, principalmente melhor que os fanáticos que têm um preconceito enorme contra os outros seres humanos, e acham que falam apalavra de Deus. Eu jamais acobertaria pedófilos, ou me sentiria bem em usar Ferragamos, feitos especialmente para mim, as custas de doações de pobres fiéis).

Anônimo disse...

AH Pois! Só me faltava essa. Tava na hora de levar a cabo a separação do Estado e da Religião, isso sim. O que faz um crusifixo na sala de audiências no Forum? Ou na Secretaria de uma Escola... Aliás, nunca sofri preconceito com isso e sequer batizei meus filhos... Tem gente que não sabe que ONG inventar para colher doações e viver dizendo-se presidente...

charlie foxtrot disse...

Sou ateu e acho essa campanha uma grande bobagem. Parece que existe no mundo uma necessidade de ser parte de alguma minoria, grupo qualquer que sofra preconceito. Ora, minoria todos nós somos em algum aspecto de nossas vidas.

E outra coisa, acho bastante razoável alguém não gostar de mim em função da minha falta de religião. Ora! Eu tenho um baita preconceito com evangélico, natural que o sentimento seja recíproco. Não tenho e não terei entre meus mais íntimos um lunático berrador da Igreja Universal.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Essa campanha foi tirada do ar, pessoal. Mas vejo que os ateus e agnósticos estão em alta por aqui.

THEORIKÓNDOXAS disse...

Ótima campanha!

Lord All disse...

Adolf Hitler Acreditava e não Acredita pois esta morto

Fim a Intolerancia Religiosa!!! Sou Ateu Sim e dai???