Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Capitalista de Estado Hugo Chávez Compra 20% da Rede Opositora Globovision


Se existe um país que executa o verdadeiro capitalismo de estado é a Venezuela de Hugo Chávez.

Os exemplos são vários. Com dinheiro no caixa em razão do petróleo, Hugo Chávez simplesmente estatiza empresas, compra ativos e os empresários até podem sair insatisfeitos dessas atrocidades, mas colocam dinheiro no bolso.

Não é bem esse o caso em relação à Globovision, porque Guillermo Zuloaga, dono da empresa, pediu asilo nos EUA. Todavia,  a  última notícia que está rolando é que o governo da Venezuela assume 20% das ações da Globovisión, única rede de Tv que faz oposição ao governo Chávez. Todas as demais foram cooptadas, compradas ou adquiridas.

Isso se chama capitalismo de estado.

Segundo o OperaMundi:

O governo da Venezuela assumiu nesta segunda-feira (06/12) o controle de 20% das ações da rede de televisão Globovisión. Conforme publicado no Diário Oficial do país, a Superintendência de Bancos e Outras Instituições Financeiras (Sudeban) decidiu pela liquidação da sociedade mercantil Sindicato Ávila, uma das sociedades que formam a Corpomedios GV Inversiones, dona da Globovisión.
Corpomedios GV Inversiones, por sua vez, é de propriedade da empresa Unitel de Venezuela, cujos três acionistas são Guillermo Zuloaga, Nelson Mezerhane, Alberto Federico Ravell e a empresa DNS inversiones. Zuloaga é foragido da justiça venezuelana, após ser acusado de usura e associação criminosa e atualmente vive nos Estados Unidos.

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Chaves vai cometendo seus desativos, mas o governo venezuelano já está quebrado.

A inflação não pára de subir e convulsão social é só questão de tempo.

O projeto bolivariano dele tá fazendo água por todos os lados...