Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 18 de maio de 2011

As Causas da Decadência do Centro de Porto Alegre

A Construção do Centro Administrativo do RS em Porto Alegre retirou do centro grande parte dos servidores públicos do estado do RS.


Um Grave Erro Estratégico e Urbanístico

Caminhei com um amigo arquiteto pelo centro de Porto Alegre e arredores domingo passado pela manhã. Chegamos a algumas conclusões:

Em 1983 foi concluído o Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul com a transferência de diversas secretarias que estavam localizadas no centro de Porto Alegre para a região da Praia de Belas. Consolidou-se ai a decadência do centro de Porto Alegre, uma vez que grande parte da administração do estado deixou o centro indo se estabelecer em outro local.

Mais tarde, o fórum central de Porto Alegre, construido em 1989, também fez com que pessoas deixassem de circular no centro da capital gaúcha, se instalando na região da Praia de Belas.

Depois, em 1998, foi a vez do Tribunal de Justiça ir para a Praia de Belas.

Ao contrário de cidades como S. Paulo e Rio de Janeiro que mantiveram, no centro, as repartições públicas e judiciárias, os administradores de Porto Alegre decidiram retirar do centro esses órgãos. Assim, os escritórios de advocacia, por exemplo,  também sairam do centro e grande parte da classe média não circula mais pelo centro da capital gaúcha que hoje se encontra em quase total decadência.

O que fazer para revitalizar o centro de Porto Alegre? Fazer com que a classe média, hoje classe dominante, recomece a circular pelo centro. Tem que ter atrativos, tem que ter redutos culturais, comerciais, boas e seguras áreas residenciais etc.

Um bom começo seria a derrubada do muro da Av. Mauá que separa a cidade do rio/lago Guaíba e a construção de espaços públicos e privados interessantes, como o tal projeto do Cais Mauá.

Sobre o Cais Mauá leia: http://depositomaia.blogspot.com/2010/12/projeto-cais-maua-em-porto-alegre-e.html.

7 comentários:

PoPa disse...

As famílias precisam retornar ao centro. É preciso que muitos dos prédios existentes por lá, transformem-se em unidades familiareas. A saída de gente que fica no centro somente durante o dia é até salutar, já que o centro - eu morei lá na década de 70, ficava entregue aos camelôs, à marginália, à prostituição... Isso, infelizmente, parece não ter mudado. Mas colocar pessoas a VIVER no centro, seria a melhor solução. Impostos menores, aluguéis menores, segurança e pronto! Mas, claro, não é tão simples...

Fábio Mayer disse...

Aqui em Curitiba, na década de 50 os prédios públicos foram para o Centro Cívico, não coincide com o centro da cidade. Mas não houve a decadência do centro enquanto havia o comércio de rua forte. O que fez o centro decair foram:

a) Shopping Centers, que tiraram o comércio forte das ruas;

b) A degradação dos prédios de apartamentos, as pessoas não moram mais no centro;

c) A passagem, por ruas centrais, dos ligeirões, ônibus grandes que cruzam a cidade.

PoPa disse...

Verdade, Fábio. Acrescente o fechamento de ruas ao trânsito - os tais calçadões - que tiraram movimento e deixaram o centro entregue às moscas, durante a noite.

Fábio Mayer disse...

É isso mesmo PoPa.

O calçadão foi uma idéia genial para as décadas de 70 e 80 (Jaime Lerner), mas ele causou a degradação do centro (entre outras coisas) quando o comércio de grife migrou para os shoppings + ou - a partir de 1985.

Ademais os calçadões atrapalham as pessoas que tem carro e que, por sua vez, mudaram do centro por não poderem circular com seus veiculos por perto de casa.

Moita disse...

Carlos

Ou faz como no Recife Velho; cria-se um ambiente "festeiro". Bons e divertios bares, apresentações folclóricas e armoriais. Em fim promove convescotes, já que o problema é somente à noite. Imagino que durante o dia haja comércio. Sei lá; tou chutando. rsssss

Saudades

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, Fábio e Moita

O centro de Curitiba dá de 10 a 0 no de POA. O de POA morreu, vive e respira decadência. O surgimento dos shoppings também foram causas determinantes, porque retirou o comércio de maior qualidade da zona central da cidade. O que deve ser feito? Sei lá, talvez mudar a mentalidade provinciana do povo gaúcho.

Fábio Mayer disse...

Mais provinciano que o povo de Curitiba, não existe, Maia.