Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Prisão de Um Genocida


Manifestantes pró-Mladic são presos por policiais, durante protesto em soliedariedade ao ex-militar acusado de comandar assassinatos de mais de 8 mil muçulmanos.  Ratko Mladic era procurado pelo tribunal de crimes de guerra da ONU por acusações de genocídio e crimes durante a guerra da Bósnia em 1992-1995. A Justiça suspendeu um interrogatório de Mladic por conta de sua saúde debilitada

Ratko Mladic
Os Estados Unidos -- tão criticados por serem contra os povos do islã -- ficaram ao lado dos muçulmanos na Guerra da Bósnia (1992-1995). O fato ocorreu -- imaginem só -- perto do coração da Europa.

Ontem o governo da Sérvia, principal país da ex Iugoslávia, prendeu o ex-lider militar sérvio-bósnio Ratko Mladic, 69 anos. Ele é acusado pela ONU de massacres e genocídio e foi preso depois de 16 anos foragido.

Vivia ele perto de Belgrado. E, por incrível que pareça, nacionalistas sérvios protestaram contra a prisão de Mladic, que deve ser extraditado para Haia, Holanda, onde será julgado por genocídio.

Entre os crimes imputados a Mladic estão o massacre de Srebrenica, em 1995, no qual foram mortos mais de 8.000 homens e meninos muçulmanos, e a morte de civis no cerco de mais de três anos a Sarajevo, capital da Bósnia.


O episódio de Srebrenica, quando foi violada zona protegida pela ONU, é tido como o pior massacre de civis e a mais clara motivação genocida (extermínio étnico) na Europa pós-Segunda Guerra.


"Encerramos difícil período de nossa história e removemos uma mancha sobre a Sérvia e os membros de nossa nação onde quer que eles vivam", disse o presidente da Sérvia, Boris Tadic, no triunfal anúncio da detenção.


Preso em um vilarejo de 2.000 pessoas a cerca de 100 km de Belgrado (Sérvia) ainda de madrugada, Mladic deve ser em breve extraditado para Haia (Holanda), a sede do TPI para a Ex-Iugoslávia.


"A extradição será realizada", garantiu o presidente da Sérvia. Se condenado, Mladic está sujeito a sentença de prisão perpétua -não há pena de morte no tribunal.


Ontem mesmo, o ex-líder militar compareceu a corte de Belgrado, primeiro passo para sua extradição. Mas a sessão foi interrompida pelo seu frágil estado de saúde.


Sua detenção ocorre cinco anos após a morte de Slobodan Milosevic, presidente da Iugoslávia nas guerras dos anos 90, e três após a prisão de Radovan Karadzic, "o Carniceiro de Belgrado" e chefe político dos sérvio-bósnios.


Milosevic, que governou até 2000, foi preso e extraditado um ano mais tarde para Haia, mas morreu ainda durante seu julgamento. Karadzic está sendo julgado no tribunal especial da ONU.


Com a prisão de Mladic, resta um foragido de guerra da ex-Iugoslávia procurado pelo tribunal da ONU. Goran Hadzic é acusado por crimes durante conflito na Croácia.


UNIÃO EUROPEIA


A detenção do último foragido internacional de alto escalão da Guerra da Bósnia é um grande feito político para a Sérvia, que vê ser removido o principal entrave à sua integração à União Europeia.


O bloco europeu relutava em levar a cabo o processo por acreditar que as lideranças sérvias encobriam foragidos e pressionava Belgrado a entregá-los à corte da ONU.


O anúncio da prisão de Mladic foi feito pelo presidente sérvio a poucas horas da uma visita oficial da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton.

Folha de hoje.

Nenhum comentário: