Vila Chocolatão, famílias estão sendo removidas desse local completamente precário e insalubre |
Para irem morar na Vila Nova Chocolatão, com prédios razoavelmente dignos. E tem gente que chama isso de Apartheid Social. |
Apartheid Social ou Dignidade?
Fiz um post sobre o assunto esta semana, mas não foi publicado, porque o Google e Blogspot tiveram problemas técnicos.
Para quem não é daqui, explico. Há 20 e poucos anos famílias se instalaram, de forma precária, num local ao lado do prédio da receita federal em Porto Alegre, que tem o nome de chocolatão, porque revestido de granito negro. Surgiu, então, a Vila Chocolatão. 181 famílias residem lá de forma absolutamente desumana, precária. Houve incêndios, tragédias, homicídios, assaltos.
E a prefeitura de Porto Alegre, com recursos da União Federal, fez uma nova Vila, na periferia de Porto Alegre, com casinhas direitinhas e dignas para essas famílias. Agora os adeptos do pensamento foucaltiano do politicamente correto estão a dizer que a medida é uma higienização social, porque estão colocando os pobres longe da cidade, uma forma velada de "Apartheid social". Veja opinião nesse sentido no Blog Jornalismo B.
O princípio mais importante da Constituição é o da dignidade da pessoa humana. Não é digno uma pessoa ter de viver embaixo de uma ponte, de uma marquise ou numa favela precária e sem condições. Fez muito bem a prefeitura de Porto Alegre e o governo federal em darem recursos para remoção desses seres humanos para um local mais digno. Parabéns ao Fortunatti, bom prefeito de Porto Alegre e a Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário