Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cala a Boca, Tarso Genro !


Com todo o respeito ao (bom) governador Tarso Genro que adora passar seus dias de folga na Espanha. Ontem, na terra de Cervantes, ele deu a seguinte entrevista ao jornal Zero Hora:

ZH – Como o senhor vê a decisão do STF?


Tarso – O pedido de extradição foi um ato de arrogância do governo italiano, em uma situação de decadência reconhecida internacionalmente. Atitude que nunca tomou quando o Battisti foi considerado refugiado na França por mais de dez anos. Os crimes que ele cometeu estavam na ordem da criminalidade política, que permite a concessão do refúgio. Foi um ato de arrogância do governo italiano, que quis tratar o Brasil como uma colônia, debochou do nosso Judiciário, ofendeu a um ministro do Supremo como se o Brasil fosse um país de segunda categoria.

ZH – A decisão do Supremo afeta as relações com a Itália?

Tarso – Em absoluto, inclusive os próprios Estados europeus, na oportunidade em que ocorreram estas violências, concederam refúgio a pessoas que estavam nesta situação. A França não pode ser acusada de não ser um Estado de Direito. O Brasil tem uma tradição de acolhimento. Acolheu Alfredo Stroessner (ex-presidente do Paraguai) como criminoso político e reconhecido como um ditador nefasto internacionalmente. Quando um país concede um refúgio – e foi este o meu despacho – o país não está avalizando o que foi feito. Está apenas dizendo que se inscreve nas normas internacionais de proteção ao refúgio.

Meu Pitaco:

Tarso chama Berlusconi e seu governo de decadente e arrogante, mas não é apenas o Berlusconi que quer a extradição de Battisti, é a justiça italiana. E a Itália não é um Irã, não é uma Cuba, é um país que vive há mais de 60 anos em regime democrático, com alternância no poder. Se Berlusconi e a direita italiana estão no poder é porque é desejo do povo italiano.  O governo brasileiro -- porque a decisão de conceder o refúgio não foi do STF, mas do presidente da república -- está a se intrometer em assuntos internos e históricos do povo italiano. A luta armada que ocorreu na década de 70 na Itália -- capitaneada pelas Brigadas Vermelhas que matou o primeiro ministro Aldo Moro -- foi o vietnam italiano.  Este é um assunto que apenas os italianos e tão somente os italianos deveriam resolver. Infelizmente, o governo brasileiro guiado por uma esquerda atrasada, ressentida e decadente, resolve fazer essa grande asneira. E está certo o governo italiano ao dizer e enfatizar: o Brasil fez uma atitude indigna. Estão confundindo ato de soberania com ideologia barata. Continuamos sendo uma república de bananas.

Se Battisti fosse um militante fascista, um terrorista de direita, o governo brasileiro não teria dúvida alguma: entregaria o meliante ao governo italiano. A questão, meus amigos e amigas, é puramente ideológica.

6 comentários:

senna madureira disse...

Maia


Recordar é viver....

Tarso Genro, então Ministro da Justiça (Governo Lula) levou um "chá-de-cadeira" de duas horas do Procurador-Geral da Italia.

Genro queria a extradição do Cacciola

Não levou por razões mais absurdas do que do Bapttiste.

Não tem santo nessa historinha, Maia, não tem santo

Carlos Arruda disse...

Cala a Boca, "Maia"!

É incrível as pessoas que não tem um mínimo conhecimento de direito internacional, se meterem de "Pato a Ganço" (sem nenhuma conotação com a seleção de Mano).
Battisti, anes de ir para a França, viveu lépido e faceiro no México sem que a "democrática Itália" desse um pio.
A democracia italiana nos anos 70 era só de fachada, pois o Estado de Direito foi diversas vezes vilipendiado sob a desculpa da "caça aos comunistas".
Cacciola, o banqueiro ladrão, fugiu para a Itália cerca de 10 anos e ficou gastando nosso dinheiro e rindo de nossa cara por vários anos. Só foi preso por ter ido se refestelar em Mônaco. Caso contrário, estaria até hoje na civilizada Itália, sem que ninguém se indignasse a extraditá-lo para o Brasil.
Por que agora teríamos que entregar Battisti?

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Ramos Oliveira disse...

Ainda bem que o Cacciola não matou ninguém, né? Afinal, pelos argumentos colocados, qualquer italiano pode cometer qualquer barbaridade e se refugiar na Itália que então "não tem problema", né?

Quantas pessoas o Cacciola matou ao levar alguns milhões de dinheiro público brasileiro para gastar na sua Itália? Ah, mas eu sempre me esqueço que aqui dinheiro público não é de ninguém!!

E prá finalizar: não me consta que o Stroestner tenha sido devolvido ao Paraguai!

PoPa disse...

"ganço"? ok...

JB disse...

Carlos César da Maia,
Peço licença, para o direito a resposta.

Marcelo Ramos Oliveira,

Calma, não coma meu raciocínio pelas bordas, o ÚNICO USURPADOR de vidas que defendo aqui , é o bom senso, que aliás, insiste em se refugiar na saia da ideologia Brasileira.

Sou conivente com peculato? Ora,ora, quem será que financia a 'liberté' do vosso herói, com hotéis , escoltas e um dos mais caros advogados do país? algum best-seller?

Consumatum est , se a própria esquerda italiana em peso(não só Mutti) condena o terrorista, o que resta para o nosso 'pseudo-marxismo revolucionário'?

"ganso?" Taí um bom termo para o Brasil neste caso, pois há muito tempo que a 'coerência' foi extraditada.