Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 14 de junho de 2011

Isso é Plágio?

Charge do Santiago
charge do Marco Aurélio


Li agorinha no Blog Somos Andando uma denúncia do cartoonista Santiago sobre uma charge do Marco Aurélio -- da Zero Hora.

Diz o Santiago, meu pitaco vem depois:

O colega Kayser me envia uma página da Revista do Crea de março, onde aparece um desenho do Marco Aurélio igualzinho a um cartum que fiz em 1985 e que ganhou o Salão de Piracicaba e o concurso do jornal Yomiuri Shimbun, em Tóquio (1992). Além disso está no meu livro “Ninguém é de Ferro” de 1993 e que teve tiragem de 5.000 exemplares. Portanto fica até feio um profissional da área não tê-lo visto. Minha exigência nesses casos é que, pelo menos, o desenhista refaça melhor que o original, o que parece não ter sido o caso!!!!!”

Meu pitaco:

A charge do Santiago -- que  é melhor chargista do que o Marco Aurélio, mas reaça para caramba --  não foi plageada, a não ser que Santiago detenha o monopólio de exploração da fábula da lebre e da tartaruga.

4 comentários:

Carlos Arruda disse...

O Santiago reaça?
O que dizer do Marco e do Iotti então?

TARDE disse...

Cara... Plágio é a mãe. kkkkkkk
Tá certo que ambos aplicaram a lebre e a tartaruga na mesma situação de educação para o trânsito. Mas é certo que o primeiro desenho é muito superior ao segundo. Nem sei pq do estardalhaço...
Concordo: não é plagio.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Santiago é reaça sim. Ele foi tri atuante naquela besteira que o Fogaça resolveu fazer, do tal da Consulta Popular, da área do estaleiro, uma oportunidade quase única que a cidade perdeu para ter um projeto de melhoria da qualidade de vida e que foi rejeitado por 1,8% da população portoalegrense. Santiago fez diversos cartazes contra o projeto. Ele é um defensor do status quo.

PoPa disse...

A escolha da tartaruga e do coelho é até obvia para as duas situações. Não tem nada de plágio e o griteiro do Santiago fica até ruim para um artista como ele... mais ainda quando ele alega que o outro "teria" que ter lido o livro dele.

O mais correto, é que os dois inspiraram-se no estilo dos desenhos de Escher...