Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


domingo, 12 de junho de 2011

FHC 80 Anos



FHC -- que o macaco Simão chama de "fumando henrique cardoso" -- faz 80 anos. Sempre defendi FHC, inclusive em suas últimas e polêmicas declarações e por isso comemoro.

O evento tem um site:  http://www.fhc80anos.com.br/

E nesse site tem uma carta bem carinhosa da Dilma publicada hoje na Folha:

  Em carta, Dilma tece elogios e atribui fim da inflação a FHC

Presidente afaga adversário em homenagem aos seus 80 anos
DE SÃO PAULO

Em carta recheada de elogios, a presidente Dilma Rousseff classificou Fernando Henrique Cardoso como "acadêmico inovador", "político habilidoso" e "o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica".
A mensagem foi publicada ontem em site especial criado para comemorar os 80 anos de FHC, que faz aniversário no próximo sábado.
No texto, Dilma diz que o tucano acredita no "diálogo como força motriz da política", "foi essencial para a consolidação da democracia brasileira" e luta por seus ideais "até os dias de hoje".
"Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas justamente por isso maior é a minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias."
A presidente também elogiou FHC por ter sido o primeiro antecessor desde Juscelino Kubitschek a entregar a faixa a um político oposicionista também eleito.
E despediu-se chamando o adversário de "querido presidente" e transmitindo-lhe um "afetuoso abraço".
Dilma conviveu com FHC em 2002, quando integrou a equipe de transição montada pelo então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
O tom elogioso da carta de Dilma contrasta com a relação conflituosa entre Lula e FHC. Enquanto ocupou o Palácio do Planalto, o petista acusou o antecessor de deixar uma "herança maldita".
Em abril, o acusou de querer "esquecer o povão", após o tucano defender que a oposição se volte para a "nova classe média". FHC se irritou e desafiou Lula a disputar uma nova eleição contra ele.
Além da carta de Dilma, o site comemorativo reúne depoimentos elogiosos de políticos brasileiros e estrangeiros, como Bill Clinton e Tony Blair, ex-ministros, empresários e celebridades como Roberto Carlos, Paulo Coelho e o ex-jogador Ronaldo.

4 comentários:

Fábio Mayer disse...

Os méritos de FHC como intelectual e político, são inegáveis. Ele foi um grande teórico do povo brasileiro nas universidadesm, depois foi artífice da redemocratização, ministro poderoso e conciliador e depois, presidente que manteve-se 8 anos de modo politicamente incontestável no poder.

É certo que a luta contra a inflação teve nele seu general, o responsável direto pela vitória.

Mas não esqueçamos do remédio amargo: o aumento da carga tributária em 3 vezes, o sucateamento brutal do Estado e principalmente, o descontrole dos gastos públicos que com ele, manteve-se, porque governou somente a partir do aumento de receitas, e só isso.

guimas disse...

O que faltou a FHC e ao PSDB, em 2002, foi evolução. Disputaram e estão disputando até hoje a eleição de 1998.

Tivesse o PSDB dado o passinho que Lula e o PT deram, estavam no poder até hoje, cumprindo a profecia dos 20 anos do Serjão.

FHC foi um bom presidente. Pena que se desinteressou pelo país no fim de seu segundo mandato. Parece que se aposentou antes do tempo.

Anônimo disse...

O tempo é o senhor da razão. A Dilma ao afirmar o que afirmou só diminuiu o tempo para a razão prevalecer e de quebra desmentiu o Lula e por não poder dizer a respeito dele quase nada do que disse de FHC, o colocou no seu devido lugar, isto é de pijama, tomando birita e sendo o que sempre foi ou seja um mitômano autêntico.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fábio, Guimas e Anônimo. Foi com FHC que o Brasil começou a dar os passos corretos na direção do desenvolvimento econômico e social. Foi no seu governo que houve o efetivo controle da inflação e da cultura inflacionária e o processo necessário de desestatização de algumas ineficientes estatais passando o Brasil a adotar o chamado estado regulador nos serviços públicos concedidos e/ou autorizados.