Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Esquerda no Peru e Direita em Portugal

Pedro Passos Coelho do Partido Social Democrata português que venceu as eleições gerais legislativas. Ele será o primeiro ministro.
O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, anunciou na noite de domingo, após conhecer os resultados oficiais das eleições presidenciais, que formará "um governo de concertação nacional representativo das forças democráticas e aberto à sociedade civil"



Os nossos esquerdistas estavam eufóricos ontem festejando o fim do neoliberalismo no Peru. O jurássico Emir Sader no twitter (sim, eu sigo ele)  não escondia a satisfação e cobrava a derrubada dos governos neoliberais da Colômbia e do Chile. Agora a América Latina é quase que integralmente vermelha.

Será mesmo?

Acho que o Peru de Ollanta Humala vai ser mais ou menos como um Brasil da Dilma ou um Uruguai do Tabaré Vasques. Um governo de centro esquerda.

Ninguém é louco e demente  hoje em dia para fazer política para alimentar antagonismos sociais como faz o imbecil do Hugo Chávez na Venezuela.

Se a "esquerda" venceu no Peru, a "direita" venceu em Portugal.

O PSD  (Partido Social Democrata) foi o grande vitorioso. Apesar do nome "social democrata" é considerado de direita no país por defender uma menor participação do Estado na economia e redução das políticas de bem-estar social.

O próximo primeiro-ministro português será Pedro Passos Coelho, um economista de 46 anos.

Mas sobre a eleição portuguesa, certa esquerda simplesmente silencia, assim como ocorreu nas recentes eleições espanholas.

Um comentário:

senna madureira disse...

Maia

Pode ser apenas impressão

Todavia a America Latina esta "vermelha".

Apenas os projetos neoliberais do México, Colômbia e Chile não permitem a cor total

Estou indo embora

Tenho cara, mas não sou bobo de ficar por aqui