Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Realmente o Brasil Não é Um País Sério

O homicida deixa a prisão da Papuda em Brasília após a decisão de ontem do STF


Um sujeito que ingressa em um movimento chamado Proletários Armados Pelo Comunismo, evidentemente, não pode ser muito certo da cabeça.

A Itália, desde a queda de Mussolini, nos anos 40, vive em estado democrático de direito (não confundam com estado democrático de direita) e nesse regime democrático, nos anos 70,  o cara e seu grupo de radicais de extrema esquerda  executam 4 pessoas. O delinquente  foge, passa a viver  na França. É julgado à revelia e condenado de acordo com as leis do país onde o crime foi cometido: a Itália.

O fulano ingressa no Brasil com um passaporte falso, vive aqui até ser preso.

E o governo brasileiro, via ministro da Justiça, Tarso Genro, concede refúgio ao imbecil porque ele teria, na Itália, "fundado temor de perseguição". Fracamente, o governo brasileiro considera a Itália uma espécie de Irã.

O STF decide que o homicida não é preso político, mas comum, mas também decide que a opinião final é do presidente da república.

Lula, no seu último dia de governo, ratifica decisão anterior no sentido de conceder refúgio ao homicida.

O governo italiano recorre e, ontem, o STF, por 6 a 3, nega provimento ao recurso da Itália.

O homicida é solto e está entre nós.

Os crimes cometidos por esse marginal chamado Césare Battisti são os seguintes:

Quatro assassinatos são atribuídos ao grupo: o de Antonio Santoro, um agente penitenciário, morto em Udine, a 6 de junho de 1978, sob a alegação de maltratar prisioneiros; o de Pierluigi Torregiani, morto em Milão, em 16 de fevereiro de 1979; o de Lino Sabadin, morto em Veneza, no mesmo no dia, sob a alegação de ser simpatizante do fascismo; e, finalmente, o de Andrea Campagna, agente policial que havia participado das primeiras prisões no caso Torregiani, morto em Milão (19 de abril de 1979). Torregiani e Sabbadin foram mortos quando reagiram a assaltos de que foram vítimas.[17] O filho de Torregiani, à época com 13 anos, também foi ferido no episódio e ficou paraplégico. Não há provas de quem teria atirado no menino: a imprensa noticiou que teriam sido os PAC, porém outras fontes sustentam que o próprio Torregiani teria involuntariamente atirado no filho.[18] Independentemente dessa divergência, o filho de Torregiani considera que Battisti é o principal responsável pelo incidente e que deve cumprir a pena a que foi sentenciado. Em declaração à agência ANSA, disse "Não se trata de nada pessoal com respeito a Cesare Battisti, mas sim de que todos entendam que os criminosos devem, mais cedo ou mais tarde, pagar por crimes tão graves".[19]

Informações da Wikipédia.

7 comentários:

Carlos Arruda disse...

Engraçado. Quando o Battisti foi se esconder na França, em nenhum momento o governo italiano fez pressão para que fosse extraditado para a Itália. O problema é do governo de direita italiano contra o governo de esquerda brasileiro.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Arruda, Battisti estava escondido na França e depois no Brasil. As autoridades não sabiam onde ele estava. Ele foi preso no Brasil e o caso que era para ser resolvido entre instituições foi solvido pela via mais barata da ideologia caduca. Essa que é a verdade. Não interessa se hoje a Itália está sendo governada pela direita, porque assim seu povo escolheu. O que importa é que a Itália é um pais democrático e lá ocorre alternância de poder. A Itália não é Cuba e nem Irã.

Marcelo Ramos Oliveira disse...

O Brasil também é um Estado Democrático de Direito onde há eleições livres e alternância de poder!
Eu também acho que o STF não é lá muito sério, pois há algumas decisões das quais discordo. Não obstante, é uma instituição republicana e a respeito dentro de sua função.

Fábio Mayer disse...

Battisti será eleito deputado federal pelo PT em 2014 com o apoio incondicional de Lula...

Pablo Vilarnovo disse...

Carlos, você está errado. Tanto a Itália fazia pressão para a prisão de Battitsti que quando estavam para conseguir sua deportação ele fugiu para o Brasil.

E se você estivesse acompanhando o caso saberia que quase a totalidade da esquerda italiana quer a extradição de Battisti. O presidente da Itália é um esquerdista histórico. Não confunda com o PM.

E se conhecesse mais um pouco saberia que o caso Battisti é tratado como caso de Estado portanto o PM não se envolve.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Marcelo, como bem observou o Pablo Vilarnovo até mesmo a esquerda italiana quer a extradição de Battisti. O próprio Mino Carta -- que não é de direita -- considera absurda essa decisão do STF. Aliás, o STF decidiu que os crimes imputados ao Battisti não são políticos, mas comuns, mas o STF, na mesma sessão de julgamento, decidiu também que essa é uma decisão exclusiva do presidente da república.... Esse foi o equívoco.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fábio, não duvido que Battisti vá concorrer a algum posto legislativo.