Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Populismo Habitacional

Onde é melhor morar, aqui?

Ou aqui?


Quando navego pelos blogs da nossa esquerda, muitas vezes me deparo com postagens do tipo, estão removendo o pessoal da favela X para construir ali obras da Copa. Eles dizem, isso é uma forma de higienização social, essas favelas devem ficar onde estão, o poder público deve investir nessas favelas, onde fica o direito à moradia e o escambau?

O princípio mais importante da nossa Constituição é o da dignidade da pessoa humana e morar bem é fundamental. Ninguém mora bem em favela e por isso o poder público não tem que investir em favelas, tem que investir, isso sim, na melhoria da qualidade de vida das comunidades mais carentes.

Geralmente essas comunidades mais pobres residem em áreas - muitas delas públicas e de preservação ambiental - localizadas nas regiões centrais das grandes cidades, em locais perigosos, insalubres causando, muitas vezes, desastres ambientais.

Certa politicagem populista e demagógica não quer retirar essas pessoas desses locais para serem assentados em áreas mais distantes, em vilas com mais estrutura e qualidade de vida, tal como ocorreu com as famílias que residiam onde é o Barrashopping em Porto Alegre que hoje residem em locais com mais dignidade.

É isso o que tem de ser feito, em respeito ao princípio da dignidade humana e a preservação ambiental.

Nenhum comentário: