Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Mendigo e a Nota de 50


Ontem cheguei do trabalho e resolvi bicicletear. Pequei minha bike (é assim que elas são chamadas hoje), aparelho mp3, fone de ouvido, uma nota de 50, identidade e sai pedalando pela ruas de Porto Alegre em direção ao centro. Na av. Independência consegui ouvir -- apesar do rock and roll que tocava -- uma voz me chamando: moço, moço.


Gostei do "moço" e parei. Olhei para trás e era um mendigo, um lumpen, um verdadeiro outsider, segurando a minha nota de 50 que havia caído na calçada. Parei a bicicleta e ele veio na minha direção e me entregou a nota. E disse: ela caiu do seu bolso.

Fiquei sem saber o quê dizer, mas disse: olha, eu só tenho essa nota, não tenho mais dinheiro e gostaria de te gratificar. Ele me olhou e eu olhei para ele. Ficamos em silêncio por alguns poucos segundos até eu falar: de qualquer forma, muito obrigado. E fui embora, enfiando a nota de 50 no meu bolso.

Esse fato me incomodou. O que poderia fazer? Dar a nota para o mendigo? Trocar a nota em algum lugar e dar um troco para ele? Ou fazer como eu fiz, dizer um simples obrigado e ir embora?

2 comentários:

Carlos Silva disse...

Não tinhas muito o que fazer, a não ser regogizar-se com o fato de ter encontrado um homem honesto, coisa rara nestes dias.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Verdade, Buggyman, obrigado pela participação. Abraço