Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

À Deriva


Comenta-se que nos rankings dos jornais os filmes nacionais sempre aparecem com, no mínimo, (4) quatro estrelas.  Sim, claro, são os interesses xenófobos dos nossos críticos, mas não apenas isso, o momento do cinema nacional é realmente muito bom. E nesse contexto é que faço minha crítica -- positiva -- do filme À Deriva, produção de 2009, dirigido e escrito por Heitor Dhalia.

O ponto forte do filme é a fotografia. A água, os corpos nadando ou boiando na imensidão azul do mar ou nos azulejos da piscina. As ondas que se encontram e que fazem a cor opaca da areia desaparecer. E o recanto paradisíaco de Búzios, RJ, seus cactos, suas pedras claras, as ilhas, a linha do horizonte.  Não existe nada melhor no mundo do que um local aprazível e um pouco selvagem para se passar as férias de verão.

Laura Neiva, a Felipa, boiando na bela Búzios.
Um verão da década de 80, época que  não se usava cinto de segurança, que as pessoas fumavam, quando não havia, ainda,  o inferno e o conforto do celular, os embalos dos discos de vinil, das fitas K7, das sandálias do Dr. Scholl, das mobiletes, das latas de nescau, das fitas que prendiam os cabelos.

E a história que parece  banal, mas não é. A crise conjugal. As pequenas e grandes traições. A adolescência dos filhos, as pequenas e saudáveis gangs de praia, a  celebridade francesa, o ator  Vincent Cassel, a grande  Débora Bloch e a beleza intacta da menina de 14 anos que sonha em ser mulher.O nome da pequena atriz: Laura Neiva, como Felipa.

2 comentários:

TARDE disse...

Gostei do que li. Me animou para ver o filme. Gostei muito, também, da foto que vc publicou no Mínimo Ajuste. O problema é que por lá não consigo comentar nada faz tempo. Não entendo pq, mas todos os meus comentários lá não são publicados. Parece censura (sei que não é -rsrs- mas parece). Aliás, vc não respondeu que celular foi aquele que proporcionou tão bela foto...
Grande Abraço e bom final de semana.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Olá, Tarde, recomendo esse filme. O celular é um I phone 4 que não tem zoom, mas tem uma ótima grande angular. Gozado, nunca tive problema nenhum com o pessoal do mínimo ajuste. Continue a postar lá. Um abraço