Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 22 de junho de 2011

A História e a Infâmia Gaúcha






Na minha cabeceira o  livro do Juremir Machado da Silva, História Regional da Infâmia, onde ele 'desconstroi', desconstitui,  os mitos da Revolução Farroupilha.

A história da infâmia gaúcha pode ser resumida da seguinte forma: a chamada Revolução Farroupilha, na verdade, foi uma revolta dos grandes latifundiários e que foi financiada com a venda de negros escravos para o Uruguai e, portanto, é muita hipocrisia dizer, como se canta no hino riograndense (que toca sempre nos jogos da dupla Gre-Nal) que sigam nossas façanhas de modelo a toda a terra.

Como bem se sabe, a chamada "Revolução Farroupilha" terminou com a derrocada dos Farrapos e o   massacre do Corpo de Lanceiros Negros de Teixeira Nunes, que estavam acampados na curva do arroio Porongos, no atual município de Pinheiro Machado quando foram atacados pelos imperiais. O fato ficou conhecido como a Batalha dos Porongos.

Juremir escreve bem, mas é um tanto repetitivo. Ele faz questão de bater sempre na mesma tecla do contexto hipócrita das contradições "liberais" dos farrapos diante da realidade escravocrata.

É muito complicado interpretar a história de outras épocas, estamos falando aqui da realidade de 1830/1840, com as lentes de contato de hoje e Juremir, com seus óculos do século XXI,  parece gostar de fazer essa complicada interpretação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Numa conversa de galpão,numa fazenda do pago, quando se falava de assombrações, boi-tatá e mula sem cabeça, escutei que perto das grandes taipas da fazenda apareciam de madrugada os fantasmas dos negros que após o término da escravidão eram contratados para fazer as taipas e no final do serviço eram degolados e enterrados ao lado das mesmas. Mais uma bela lenda gaucha que muito orgulha nossa gloriosa tradição.