Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Crise? Que Crise?



Não, os americanos não estão fugindo para Cuba. Eles continuam em Miami, na Georgia, em L.A ou em New York frequentando  restaurantes, comprando e aparelhando carros, empurrando carrinhos nos supermercados. Não, não acredito na crise americana. Isso é invenção da mídia. Os EUA são um pais mais do que zilionário e eles  têm todas as condições do mundo de pagar sua monumental dívida. Pelo menos eles têm esse potencial. A questão é saber se eles estão dispostos a arregaçar as mangas e pagar. O governo corta da própria carne e isso dói. Poderia reduzir os custos militares, taxar as grandes fortunas, mas nada disso faz. Mas eles vão superar.  Daqui a um ano ou dois não nos lembraremos mais da crise americana. Resta saber quem será o presidente. Será que Obama se reelege? Four more years?

3 comentários:

Fábio Mayer disse...

Durante os anos Bush, o aumento do teto da dívida era praticamente algo instantâneo, tão logo requerido, e isso legou ao país um aumento espetacular da dívida pública.

Agora, este pacote aprovado recentemente não se limitou a aumentar o teto, ele determinou cortes orçamentários que farão o governo dos EUA apertar os cintos de verdade, embora não, ainda, na abrangência necessária para pagar as dívidas e colocar efetivamente a casa em ordem.

Resultado: PANICO nas bolsas do mundo inteiro, com medo de recessão nos EUA e depressão em outras partes do mundo.

Uma coisa, porém, é certa. Se os EUA gastassem a metade do que gastam com suas forças armadas e operações militares, ainda assim teriam as maiores e melhores forças armadas do mundo, disparado... mas o interessante é que os republicanos não querem mexer nisto, por mais que seja visível que o policiamento do mundo esteja corroendo as contas públicas.

Fábio Mayer disse...

Ah sim!

Acho que Obama não se reelege, embora ainda falte muito tempo para afirmar isso com certeza.

Mas é duro saber que a alternativa à ele é o "tea party"...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eu acho que ele se reelege, Fábio. Torço para que isso ocorra.