Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Não, A Africa Nâo é Pobre Por Culpa do Capitalismo!


Estava lendo no Blog da Professora Raquel Nunes que os valores do capitalismo é que mantém a Africa pobre: Diz ela:
Sempre que aparece alguém  me dizendo que não inventaram nada melhor que o capitalismo de mercado para gestão de recursos e atendimento de demandas, jogo na cara deles a fome em meio à abundância e tudo o que eles me respondem de volta é: a culpa disso é justamente a interferência de estados nacionais corruptos, principalmente na África, conforme alude o texto abaixo: o princípio do capitalismo, da busca prioritária pelo lucro, impõe a distância entre as pessoas e os bens, e os estados nacionais apenas se submetem, pois são comandados por testas de ferro políticos do sistema.


O "texto abaixo" é do jornal Brasil de Fato, do MST. Complicado.

Mas dou meu pitaco:

Como disse o escritor Moçambicano Mia Couto, na Africa ocorreram duas tragédias: a chegada dos europeus e a saída dos europeus.
Grande parte da  Africa nem chegou ao estágio do capitalismo e a muitos países africanos tiveram a trágica experiência do socialismo real. Na verdade, a maioria dos africanos continuam vivendo os tempos da barbárie. Estados nacionais africanos? Onde eles estão?  Muitos povos africanos, a maioria,  passa fome,  por culpa de sua própria desorganização, porque não existe estado, e seus povos são constantemente vitimados por crônicos massacres internos, guerras de facão -- entre grupos e etnias -- que dizimam familias inteiras é realidade diária no continente africano. Para se entender melhor a Africa temos que ler os africanos. Leiam os livros dos autores  moçambicanos e angolanos, como o dramático relato da  moçambicana Paulina Chiziane - que foi da FRELIMO -- que escreveu Ventos do Apocalipse que descreve as tragédias, as sagas das lutas internas (entre negros) dos povos de Moçambique ou até mesmo o já citado   Mia Couto (que é branco) e  do angolano (negro)  José Loandino Vieira.

Nada é tão simples assim. É lastimável  que um continente com um potencial imenso continue a viver na idade das trevas. As regiões socialmente mais desenvolvidas da Africa são exatamente aquelas onde o capitalismo mais se desenvolveu. Coincidência? É evidente que não

Nenhum comentário: