Diversidade, Liberdade e Inclusão Social
Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt
sábado, 20 de agosto de 2011
Cinco Receitas Para Se Transformar num Autêntico Latino Americano
Já tinha lido o guia politicamente incorreto da história do Brasil do Leandro Narloch. Dessa vez eles e Duda Teixeira estão lançando o guia politicamente incorreto da América Latina. Passei no shopping e peguei.
A introdução é bem legal: a receita para se preparar um bom latino americano só pode ser a seguinte: (fiz uma adaptação do que está escrito no livro)
a) Lamentar - nós, latinos americanos gostamos de lembrar episódios tristes da nossa história: massacre dos índios, escravidão, ditaduras violentas.
b) Encarar a cultura local como forma de resistência -- O bom mesmo é usar ponchos, saias coloridas, bombachas, lenços vermelhos, camisetas da grife Che.
c) Condenar o capitalismo - Cara, isso é essencial. O legítimo latino americano tem que acreditar que o comunismo foi uma boa idéia, mas mal implantada, mas já que ele está tão distante, na direção da utopia, temos que defender sistemas sociais, solidários, justos e comunitários.
d) Denunciar a dominação externa -- Isso é uma barbaridade, os gringos nos exploram. Primeiro foram Portugal, Espanha, França e depois os ingleses e, of course, os americanos. Como disse o nosso guru, Eduardo Galeano, no hit simplista Veias Abertas da América Latina: "a cada país dá-se uma função, sempre em benefício do desenvolvimento da metrópole estrangeira do momento."
e) Cultuar Heróis Perversos - Quanto mais bobagens eles falarem e quanto mais eles sabotarem seu próprio pais mais estátuas, mais camisetas, mais cultuados eles serão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Ou seja, o latino-americano acha que transferindo a responsabilidade dos problemas que ele mesmo causa a terceiros, não ficará com remorso...
O latino-americano de regra vota mal, aceita ser roubado e vilipendiado por ditadores sanguinários e políticos populistas, mas não faz nada para melhorar esse quadro.
Mas um autêntico latino americano, do tipo "esclarecido" precisa mesmo é ridicularizar tudo o que é nosso; Tipo assim:
Eu sou latino americano por acidente,por uma desgraça do destino e ignorância do meu bisavô que embarcou para a américa do sul pensando que estava a caminho dos EUA...
Boa Anônimo
Além disso, gosta de posar de "inglês", quando não passa de um caipira.
Eu tenho orgulho de ser latino americano, mas detesto quando falam a grande mentira simplista de que fazemos parte de um mesmo universo de espoliação e exploração. Somos o que somos, também, por nossa exclusiva culpa.
Postar um comentário