Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 20 de agosto de 2011

Cinco Receitas Para Se Transformar num Autêntico Latino Americano



Já tinha lido o guia politicamente incorreto da história do Brasil do Leandro Narloch. Dessa vez eles e Duda Teixeira  estão lançando o guia politicamente incorreto da América Latina. Passei no shopping e peguei.

A introdução é bem legal: a receita para se preparar um bom latino americano só pode ser a seguinte: (fiz uma adaptação do que está escrito no livro)

a) Lamentar - nós, latinos americanos gostamos de lembrar episódios tristes da nossa história: massacre dos índios, escravidão, ditaduras violentas.

b) Encarar a cultura local como forma de resistência -- O bom mesmo é usar ponchos, saias coloridas, bombachas, lenços vermelhos, camisetas da grife Che.

c) Condenar o capitalismo - Cara, isso é essencial. O legítimo latino americano tem que acreditar que o comunismo foi uma boa idéia, mas mal implantada, mas já que ele está tão distante, na direção da utopia, temos que defender sistemas sociais, solidários, justos e comunitários.

d) Denunciar a dominação externa -- Isso é uma barbaridade, os gringos nos exploram. Primeiro foram Portugal, Espanha, França e depois os ingleses e, of course, os americanos. Como disse o nosso guru, Eduardo Galeano, no hit simplista Veias Abertas da América Latina: "a cada país dá-se uma função, sempre em benefício do desenvolvimento da metrópole estrangeira do momento."

e) Cultuar Heróis Perversos - Quanto mais bobagens eles falarem e quanto mais eles sabotarem seu próprio pais mais estátuas, mais camisetas, mais cultuados eles serão.

4 comentários:

Fábio Mayer disse...

Ou seja, o latino-americano acha que transferindo a responsabilidade dos problemas que ele mesmo causa a terceiros, não ficará com remorso...

O latino-americano de regra vota mal, aceita ser roubado e vilipendiado por ditadores sanguinários e políticos populistas, mas não faz nada para melhorar esse quadro.

Anônimo disse...

Mas um autêntico latino americano, do tipo "esclarecido" precisa mesmo é ridicularizar tudo o que é nosso; Tipo assim:
Eu sou latino americano por acidente,por uma desgraça do destino e ignorância do meu bisavô que embarcou para a américa do sul pensando que estava a caminho dos EUA...

Dimas disse...

Boa Anônimo
Além disso, gosta de posar de "inglês", quando não passa de um caipira.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eu tenho orgulho de ser latino americano, mas detesto quando falam a grande mentira simplista de que fazemos parte de um mesmo universo de espoliação e exploração. Somos o que somos, também, por nossa exclusiva culpa.