Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

E Tem Gente Que Defende Aumento de Impostos



Nunca antes na história deste Brasil se gerou tanto imposto.
Em comparação com o resto do mundo, o imposto cobrado no Brasil é completamente desproporcional.
E os que administram esses impostos o que fazem com esse recurso?

5 comentários:

Anônimo disse...

Faltou reclamar da absurda margem de lucro. Veja só, leitor da Veja: o custo para produzir carro no Brasil é muito menor, em grande parte subsidiado pelos governos estaduais (terrenos, infra-estrutura, qualificação de mão-de-obra, isenções - que aliás, não estão computadas no gráfico). Assim, as montadoras lucram duas vezes. Nos 10% (maior taxa de lucro no mundo) e nos 32%. Portanto, ao encher o peito para reclamar do Estado, você poderia ser mais complexo e entender melhor as relações em jogo. Impostos e lucro das montadoras são um sistema de produção que se autoalimenta.

Carlos Eduardo da Maia disse...

As montadoras têm todo o direito do mundo de obter seu lucro, isso faz parte de sua atividade econômmica. A questão é que nunca antes na história deste país se pagou tanto imposto e a contrapartida do estado onde está? Educação e saúde caótica e ausência de segurança. Melhor ser leitor de Veja do que alienado da Carta Maior.

guimas disse...

Maia,

A tua lógica é falha. O exemplo dos carros é ruim. O retorno dos impostos é deficiente? É, e enquanto nossa sociedade for tão desigual, sempre será. Simples.

Mas os altos impostos não justificam o comportamento das montadoras, que reconhecidamente exageram em sua margem de lucro no Brasil. Está errado também. Um bom liberal estaria manifestando-se contrário a este exagero, posicionando o mercado. Os liberais brasileiros acham legal pagar caro pelos carros.

E, ultimamente, leitores de Veja estão muitíssimo mais alienados do que os de Carta Maior. Como exemplo, a torcida organizada do mensalão.

Anônimo disse...

Deixa de ser tapado. O lucro das montadoras é três vezes maior no Brasil, ou mais. Além disso, parte dos 32% em impostos compõe a redução dos custos de fabricação, um dos menores do mundo. Não se trata de lucro, se trata de expropriação de recursos públicos para produzir lucros. Tu não sabe ver a relação entre os índices, fica nos números em si. Ser estúpido é uma coisa. Sapatear em cima da própria burrice, dá dó.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tudo bem, as margens de lucro das montadoras são altas, mas elas tem esse lucro dentro da lei, até mesmo porque é difícil sonegar nesse tipo de atividade econômica, porque tudo é anotado, contabilizado e fiscalizado. O custo Brasil é alto, 27,5% dos salários dos empregados vão para o imposto de renda e as empresas tem ainda de pagar todo o tipo de reflexos, sendo que muitos deles nem beneficiam o trabalhador, ao contrário, prejudicam. E depois não querem saber em flexibilizar a legislação trabalhista da era Vargas. O Brasil precisa mudar.