Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Porque Microsoft e Apple Oferecem os Melhores Produtos, Estúpido!!!!


Duas grandes cabeças dos nossos tempos: Steve Jobs da Apple e Bill Gates da Microsoft. Eles são ricos, famosos, porque os produtos que eles vendem são muito bons.

Meu filho tem 11 anos e utiliza em casa o sistema Microsoft ou Apple. Na escola eles usam Linux. Outro dia ele me disse, pai os computadores da escola são muito ruins, são lentos e burros.

Leio nos Blogs Alfabetizados Políticos  e Trezentos uma denúncia de  que o Ministério do Planejamento do governo petista de Dilma estaria beneficiando, em concorrência pública, a Microsoft.  O fato estaria desagradando o pessoal do software livre.

E o governo -- que tem de ter um serviço público competente, sobretudo para melhorar as condições de vida das pessoas mais carentes -- tem que utilizar o que existe de melhor no mercado. Sempre defendi as contratações da Microsoft nos governos FHC e Dilma (que faz um bom governo ) faz muito bem em contratar o que há de melhor.


14 comentários:

guimas disse...

Opa! Essa é minha área.

Não há, no quesito software, para o usuário médio (aquele que precisa de browser, email e editor de textos), problemas com relação ao Linux.

Se o computador é lento e burro é porque é defasado ou está mal configurado.

Lido com isso diariamente. Já se foi o tempo em que o Windows era o que há de melhor. Não há porque evitar o uso de Software Livre, principalmente no ambiente público.

Quanto à Apple, são produtos Premium, mais caros. E funcionam muito bem, pois têm uma "simbiose" afinada entre hardware e software. Mas são mais caros, muito mais caros.

Outra coisa: um dos itens mais importados por qualquer país é software. Imagina que todas as licenças de uso do Windows 7 que se vendem no Brasil hoje são produtos importados. Substituir esta importação por software livre é interessante, do ponto de vista macro-econômico.

guimas disse...

Outra coisa: se há favorecimento, mesmo que seja a uma empresa que vende Software Livre, que seja denunciado também. Favorecimento a empresas privadas, mesmo que seja a Microsoft, não dá.

Gelso Job disse...

Maia, o Windows da Micro$oft não tem nada de melhor que o Linux. Apenas o Linux é diferente e a maioria das pessoas tem receio de usá-lo, mas depois que começam, vêem como é fácil. Tudo porque temos este quase monopólio da indústria que só quer lucro, acabamos por relegar ao segundo plano o software livre que é BOM,BONITO e BARATO. O Brasil só tem a ganhar se adotar a plataforma Linux.

PoPa disse...

O Linux é realmente meio chato de usar, porque pensa que o usuário é um cara inteligente demais, mas o windows parece prever que o usuário é burro demais. Quando tiver alguma coisa no meio do caminho, vou gostar...

Carlos Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Silva disse...

Eu uso o officebr, muito bom! Em alguns pontos, até melhor que o office do Bill. O conjunto não tem problemas de compatibilidade com os arquivos do office e tem uma interface muito amigável.

também acho que podemos ter coisas boas no livre, embora a microsoft ainda esteja na frente das coisas...

Fábio Mayer disse...

O Office BR atende minhas necessidades no escritorio, é um soft livre de boa qualidade que, mesmo com alguns defeitos, me livra do domínio da Microsoft.

Penso que o governo tem que ter dupla atitude em relação a soft.

1) Usar o software padrão do mundo para atividades mais importantes, como as forças armadas, a receita federal e o INSS, até que se atinja confiabilidade nos softws livres.

2) Prmover o software livre em escolas, programas de inclusão digital

Uma coisa não exclui a outra, depende muito sim, da natureza do que se executa.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezados, acho que o Brasil não pode apenas investir no software livre. Acho que deve sim o governo incentivar também o software livre. Mas para suas tarefas principais deve utilizar os melhores e mais modernos softwares, sem preconceitos.

James disse...

Software bom é aquele que tem um CNPJ por trás para corrigir os problemas, evoluir o produto e prestar o devido suporte aos usuários e portanto não é livre e também não é grátis. Software livre é coisa para estudante, pesquisador ou afins, não para empresas.

guimas disse...

@James:

Acabaste de escrever um dos maiores mitos contra o Software Livre: o de que ele não é de ninguém.

Conheço algumas empresas que apostaram em software com"CNPJ por trás". Mas o dito CNPJ acabou (faliu, em um caso, em outro, simplesmente deixou de existir, acho que os donos enriqueceram), e o cliente ficou a ver navios e teve de migrar para outro software.

E suporte a Software Livre pode ser comprado. Se chama de consultoria, em muitos casos. Há empresas que vivem disso, inclusive.

Só há um motivo, hoje para escolher Windows sobre o Linux, no poder público: uso de software específico para a plataforma. Se uma tarefa específica demanda um software que só roda em Windows, paciência, Windows será. Sem preconceito.

Mas, felizmente, não há porque achar que o Linux é pior do que o Windows. Em termos gerais, é completamente semelhante. Em aplicações específicas é que se diferenciam.

Fábio Mayer disse...

O BROffice, por exemplo, é de autoria da ORACLE, uma gigantesca corporação de tecnologia norte-americana.

O soft livre nem sempre está em nuvem, nem sempre é gratuito, nem sempre não tem suporte...

Anônimo disse...

hahaha!! O Maia tentou largar uma das suas e a galera mostrou nos comentários que ele não entende nada do assunto...
Parabéns pro Guimas !!
Sílvio Crim - silviocrim@hotmail.com

James disse...

Guimas. A sua última frase simplesmentes confirma o que eu postei. Leia com atenção e ainda ficar em dúvida, recomendo ler material sobre análise de risco da área de TI, boas práticas de governança corporativa, etc.

Robson disse...

Se o filho do Carlos Maia que tem 11 anos diz que o Linux é ruim.. então é ruim mesmo ahhahahahha.

Pede para seu filho ler isso aqui: http://www.expertreviews.co.uk/general/1286485/ubuntu-11-04-vs-windows-7-vs-os-x-10-7-lion/2

O Ubuntu 11.04 é até 20% mais rápido que o Mac no próprio Mac !!!

Talvez seria melhor tirar esse Mac e Ruindows e instalar Ubuntu, pois pelo visto o micro do seu filho está ficando meio burro também ;)