Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A "Origem" e o Mundo Real dos Sonhos


Assisti "A Origem" (Inception) esta semana no DVD. E ontem, com certa surpresa, fique sabendo que o filme é um dos indicados ao Oscar dos melhores de 2011. A "comissão" fez justiça, "A Origem" é uma história bem interessante e, por incrível que pareça, lógica, apesar do filme ser uma ficção científica. Diariamente nos deparamos com o "mundo dos sonhos" e quando nos acordamos não esquecemos de tudo que sonhamos. Os "fragmentos dos sonhos" preenchem nosso inconsciente e muitas vezes tomamos decisões na vida com base naquilo que sonhamos. O sonho pode se tornar realidade. Esse paradoxo entre o real e o virtual é o tema do "A Origem". E se, por acaso, sonhamos dentro de um sonho? E se fosse possível ingressar nos sonhos dos outros, como se fosse um ladrão de sonhos que bisbilhota, tira e ou insere idéias e valores na mente de um vivente? E no mundo das grandes corporações, onde a picaretagem parece dominar, uma idéia desse tipo é muito mais do que fascinante. Quem consegue controlar os sonhos está mais perto do poder.


A história relembra a cultuada trilogia Matrix - a disputa que envolve dois mundos paralelos:  o real e o virtual. Não, a história não é tão inverossímel: o mundo real também é um mundo virtual. E chegamos a nos perder e muitas vezes confundimos o real e o imaginário, o sonho e a realidade. Os desejos que ambicionamos geralmente estão inseridos no mundo dos sonhos e podemos aceitar o desafio de tornar esse sonho uma realidade. Essa é a busca de Don Cobb (interpretado por Leo Di Caprio), um ladrão de sonhos que envolveu sua família nesse trabalho fascinante, sua mulher se perdeu no labirinto dos sonhos e nunca mais voltou e seus filhinhos queridos o esperam nos Estados Unidos, onde ele está proibido de entrar.

O trama segue quente até o final onde o desfecho é inevitável. Um dia, enfim, teremos de acordar.

i escrito, dirigido e produzido pelo britânico Christopher Nolan, o longa estrela Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Tom Hardy, Cillian Murphy, Dileep Rao, Tom Berenger (que está velho) e Michael Caine.

3 comentários:

Pablo Vilarnovo disse...

Um debate que rola sobre o filme é esse mesmo.

++ Atenção SPOILER +++

Será que ele acordou mesmo? Ou ele estava em outro sonho?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Isso saberemos ou não, Pablo, se eles fizerem o Origem 2

senna madureira disse...

Maia

O roteiro original do filme foi roubado pelo Nolan de uma história em quadrinhos da Disney.

Vou procurar o link para lhe enviar.

A minha aposta é "The King`s Speech".

Aqui já tem salas especializadas no "Oscar 2011".

Cada dia passa um filme indicado.

Maravilha essa "Big Apple".

Acho que vou ficar por aqui