Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 5 de março de 2009

Chávez Expropria Cargill


Soldados venezuelanos em frente a Cargill

Chávez, segundo os jornais, determinou a expropriação da multinacional norte-americana Cargill.

Disse ele: "Que comece o processo expropriatório da Cargill e com investigação judicial. Prepare-me o decreto."

A Venezuela vive um problema típico do socialismo, o desabastecimento. Dez entre dez experiências socialistas acarretaram no desabastecimento. Ou seja é impossível mudar as leis básicas do mercado via canetaço e tabelamento artificial de preços. A Venezuela é a campeã latino americana de inflação, por um motivo muito simples, o Estado venezuelano gasta muito mais do que arrecada. E vai arrecadar cada vez menos daqui para a frente, porque o preço do Petróleo desaba e o texano do Bush (ligado às petroleiras) não está mais no poder. No Brasil, o imbecil do Sarney também tentou isso.

Outro ponto interessante é que o Chávez, com seu carisma, teve o devido cuidado de determinar o tabelamento de preços, a la Sarney, depois do referendo, porque sabia que sua popularidade iria baixar. Chávez sabe muito bem que tabelamento é sinônimo de desabastecimento. Dito e feito, o ato de Chávez determinando a expropriação da Cargil está, em verdade, incentivando ainda mais o crônico desabastecimento do povo venezuelano, porque como a Venezuela é um país que é dependente -- muito mais que o Brasil -- de produtos externos, não vai ter azeites e alimentos para produzir. E o capital externo a partir desse tipo de ato não vai ter nem vontade e nem segurança jurídica para investir na república bolivariana do socialismo do século XXI.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso nem era para estar no noticiário! Ele vai expropriar todas as empresas americanas que estão por lá. Se depender dele (e do lula), até as brasileiras...

Anônimo disse...

A república bolivariana do socialismo do século XXI me parece perfeitamente igual a todos os outros socialismos.

rsrs