Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 11 de março de 2009

Entreatos - O Adversário Leal




Estava zapeando na TV ontem de noite. Já farto dos noticiários e dos debates da TV Com, resolvi dar uma olhada nos canais de filme. Cliquei 61, 62, 63, 64, 65 e quando cheguei no 66 vi o Lula. Ué, o Lula num filme? Sim o Lula é personagem central do filme documentário Entreatos do João Moreira Salles.

Era o ano de 2002, no dia da votação do segundo turno. Estavam todos reunidos em um andar inteiro de um hotel em São Paulo. Estavam lá, Palocci, Gushinken, Zé Dirceu (de camisa vermelha), Dona Marisa, Lulinha e Mercadante. Juro que gostei do filme, porque ele mostra cenas reais. Nunca vi Dona Marisa tão falante. E lá pelas tantas, Lula recebe o telefonema de José Serra que reconhece a derrota. Lula diz: Serra, meu querido, você foi um adversário leal.

Fiquei refletindo sobre essa frase do Lula, porque ela resume tudo aquilo que é construtivo na política; ou seja reconhecer nos adversários a sua qualidade. E lealdade é uma grande virtude.



Talvez seja exatamente isso o que falta na política do RS. Não se reconhece nunca as virtudes e as qualidades nos governos e nos atos dos adversários políticos. O PT do RS poderia aprender com Lula como se faz a boa política.

Nenhum comentário: