Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 10 de março de 2009

Obama Quer o Petróleo de Lula Que Não Quer Prejudicar Chávez




No El Pais , matéria com o seguinte título: Obama quer o petróleo de Lula. Os americanos querem pôr fim à sua dependência energética com a Venezuela chavista. Bem que fazem. Os americanos, sob nova administração, querem aumentar consideravelmente as importações do cru brasileiro.

Prossegue o diário espanhol:

Caso se concretize o pacto comercial, o que hoje parece muito provável e depende unicamente do Brasil, a consequência mais direta seria o deslocamento da Venezuela do mercado energético americano, onde atualmente consegue colocar entre 40% e 70% de sua produção petrolífera.

Tudo depende, of course, da quantidade de petróleo que a Petrobrás conseguir bombear nos próximos anos. Primeiramente o Brasil precisa abastecer integralmente o mercado interno e deixar de depender das importações do petróleo. Quando isso ocorrer o Brasil poderá ingressar na OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) e vender seu cru aos americanos.

Diz o El Pais que; "Do total de importações americanas de hidrocarbonetos, 11% provêm da Venezuela. A empresa estatal venezuelana, PDVSA, não só vende para os EUA petróleo pesado e extra-pesado, como mantém suas próprias refinarias em solo americano e uma ampla rede de postos de serviço que distribui seus derivados. Para Washington, uma relação comercial estável com a Venezuela no campo energético é importante. No entanto, e apesar de suas frequentes ameaças de fechar a torneira do petróleo, para o regime de Hugo Chávez a venda de petróleo ao seu inimigo número um se transformou em questão de vida ou morte, já que representa uma receita diária de cerca de US$ 80 milhões.

A notícia é ótima para o Brasil, mas a Folha de hoje revelou que o governo Lula não quer passar a impressão de estar fazendo um acordo com os EUA para prejudicar a Venezuela. A matéria faz referência ao artigo do El Pais : Obama quer o Petróleo de Lula.

Diz a Folha:

"...além da preferência pelos biocombustíveis nacionais, de bom "marketing" para o país no exterior, há a questão diplomática: tudo o que o presidente Lula não quer é passar a impressão de estar fazendo um acordo com os EUA para prejudicar a Venezuela.

Essa dependência ideológica do Lula com Chávez é o fim da picada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei. É quase inacreditável a forma como a diplomacia nacional lida com os vizinhos picaretas. Não duvido que o governo abra mão de bons negócios em nome de uma preocupação com os regimes mais democráticos do mundo, segundo a opinião de nossos líderes.

Anônimo disse...

Não me sinto mais tão só: artigo do Maílson da Nobrega na última Veja, "Crise: como chegamos a este ponto?" http://arquivoetc.blogspot.com/2009/03/mailson-da-nobrega-crise-como-chegamos.html