Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 25 de março de 2009

Chávez Gosta de Estatizar e Pagar


O empresário Gustavo Cisneros do grupo de comunicações Venevision que fez acordo com Chávez

Leio na Folha de hoje que o governo da Venezuela fez acordo com o grupo empresarial argentino Techint para compensar a nacionalização, realizada em abril de 2008, da siderúrgica Sidor.

OU seja o governo Chávez pagou o valor da indenização e todos, parece, saíram satisfeitos.



Chávez gosta de nacionalizar e estatizar empresas, mas gosta também de pagar aos titulares dos direitos os valores respectivos. Talvez mais até que o valor de mercado, porque todos os empresários que fazem acordo com Chávez saem satisfeitos.

Na época do famoso golpe midiático que fortaleceu Chávez, ele qualificou a Venevisión do empresário Gustavo Cisneros, como um dos quatro cavaleiros do apocalipse, junto com outras cadeias privadas de televisão, (Televen, RCTV e Globovisión).



Chávez tirou do ar a RCTV, mas fez um acordo com Cisneros e a Venevision continua no ar... Mas continua no ar sem fazer críticas ao governo Chávez.

Chávez começou em 2007 a nacionalizar indústrias estratégicas, incluindo os setores elétrico e de telecomunicações. Em 2008, houve nacionalizações nos setores siderúrgico, bancário e de cimento. E a tática de Chávez parece ser essa: estatiza e nacionaliza empresas e acerta os valores com os empresários que saem bem satisfeitos....

2 comentários:

ZEPOVO disse...

Os inimigos de Chavez gostam de mostrá-lo como um militar grosseiro e estúpido, um verdadeiro ignorante.
É tudo o que ele não é. Chavez é um hábil político, muito inteligente e audacioso, por isso está onde está.
Ou alguém acha fácil "dar a volta por cima" em um golpe armado pela CIA. Certo, a CIA não é mais de nada, mas que tentaram, tentaram...

Anônimo disse...

Bom para os empresários. Ruim para o país. Mas enfim, está sendo interessante assisir a construção de um regime totalitário. Altamente instrutivo ao povo da minha geração, que nunca teve tal oportunidade.