Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 13 de março de 2009

A Vitória de Yeda


Em sessão conturbada a Assembléia gaúcha confirmou o veto da Yeda ao abono dos professores que fizeram greve.

Finalmente, ufa, a Yeda conseguiu uma vitória. E uma vitória importante que reafirmou sua base na Assembléia Legislativa e conseguiu vencer uma oposição que pegou pesado. O veto ao abono dos professores que fizeram greve é um passo estratégico do governo Yeda para fazer as necessárias reformas no serviço público, sobretudo na educação.

Foi uma vitória do interesse público sobre o interesse particular.

Hoje a Yeda disse que a regra do setor público passa a ser a mesma do setor privado. Eu não diria que a regra deve ser a mesma, mas deve haver sim uma certa semelhança e sintonia entre as regras. O que estava errado é o servidor público fazer greve -- que muitas vezes são políticas, como a última e fracassada greve que o CPERS fez no final de 2008 -- gerar um monte de incomodação sobretudo para a população de baixa renda.



Digo e repito aqui o que venho dizendo. Apesar de todos os erros e graves equívocos políticos do governo, do ponto de vista administrativo é o que mais está trabalhando para modificar as estruturas enferrujadas do serviço público do estado do RS.

Segundo o clic RBS a governadora disse que "A intenção do corte de ponto é fazer a educação no RS recuperar o primeiro lugar no Brasil. — Deixamos de ser os primeiros na educação. Muitos governadores já pagam prêmios pela boa educação. Aqui parece ser um tabu, um tabu que queremos derrubar para reafirmar a educação do RS como a melhor do Brasil. Queremos fazer com todas as categorias: diminuir a iniquidade.

Muito bem, vamos além....

Um comentário:

Anônimo disse...

Como dissestes em algum post anterior, um governo, por pior que seja, tem seus momentos. Mesmo o Lula acerta de vez em quando. Faz parte. O diabo é a oposição estúpida que não perde a chance de embargar projetos e idéias pelo simples fato de ser oposição.