Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 27 de março de 2009

Dicionário da "Outra" Economia



Leio no Diário Gauche que está sendo lançado em Porto Alegre o Dicionário Internacional da Outra Economia.
Local: Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165, Bom Fim – Porto AlegreDia 27 de março de 2009, sexta-feira, às 18h30Estarão presentes os dois coordenadores brasileiros da obra: Antonio David Cattani e Luiz Inácio Gaiger

Diz o DG:

O “Dicionário Internacional da Outra Economia” é uma edição publicada em Coimbra, Portugal, e representa o ponto culminante de trabalho em progresso que gerou quatro outros livros sobre alternativas para uma nova economia que não a capitalista."

Meu pitaco:

Uma nova economia que não a capitalista??? Tá bom, tá bom.... E tem cara pálida -- gente branca de olhos azuis, como os Stédiles da vida -- que acredita.... No munda da diversidade da Daslu e do MST cada um consome o que acredita.. É questão de opção. O importante é que exista a liberdade de opção econômica e política. Hoje vi uma foto da via campesina com a bandeira de Cuba, que é um país onde não tem Daslu, não tem classe média e todos vivem na mesma miséria, porque impõe uma restrição a toda a sociedade -- com exceção dos companheiros, of course -- a opção exclusiva do monopólio estatal.

Certamente não é essa a nova economia que se busca para um mundo melhor e possível, mas por que, então, a via campesina e o MST insistem em tremular por ai a bandeira de Cuba? Todos os ítens relacionados no Dicionário de Outra Economia são plenamente viáveis numa economia capitalista. É inegável que uma empresa tem função social, uma propriedade tem função social. Totalmente equivocado, portanto, o que está dito no primeiro parágrafo do post. Todas as propostas elencadas são plenamente possíveis de serem estabelecidas numa economia capitalista e numa sociedade democrática, onde seja possível a alternância no poder.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza existe uma "outra economia". A planificação socialista, por exemplo, que garante o milagre da igualdade social.

... fazendo com que todos se tornem igualmente pobres.

Com esse povo do DG eu entristeço.

PoPa disse...

Linhas de pesquisa de Antonio Davi Cattani:

Classes abastadas e apropriação da riqueza
Desigualdade: teorias e conceitos
Elites e Elitismo
Riqueza e Poder na América Latina

Linhas de pesquisa de Luiz Inácio Gaiger:

Pobreza e exclusão social Trabalho, cooperação e solidariedade

Como podemos ver, não são exatamente imparciais nestas analises. O que é bom, mas que deixem isto bem claro!