Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 9 de março de 2009

Em Linha de Passe a Vida Acontece




No dia internacional da mulher o meu time perdeu. Depois, de cabeça cheia, resolvi colocar no DVD um filme que tirei da prateleira da locadora. Um lançamento do cinema nacional. A atriz foi premiada em Cannes. Linha de Passe de Walter Salles e Daniela Thomas é denso. E o fim de semana iniciou assim, na noite de sexta-feira assisti ao mundo cão das favelas de Mumbai, o premiado "Quem quer ser um milionário?", filme que recomendo.


A história da corintiana Cleusa (Sandra Corveloni) conta a vida das brasileiras da periferia das grande cidades. Ela é mãe de quatro filhos, com diversos homens, e ela está grávida. Ela fuma, ela bebe, mas ela é boa mãe. Ela é empregada e faz faxina para a classe média alta paulistana. Ela educa seus filhos da maneira que pode. Dinho é crente, Dênis é motoboy, Dario quer ser jogador de futebol e o pequeno Reginaldo é fascinado por ônibus, seu pai é motorista.

A vida é dura para todos. O risco de que um deles se torne marginal é grande, imenso. Linha de passe entra no universo de cada um, a vida da empregada e sua paixão pelo Corinthians, o cotidiano do crente que trabalha como frentista, o dia a dia do motoboy que vive ziguezagueando pelas marginais paulistanas, a vida do garoto que quer ser jogador de futebol e que falsifica sua carteira de identidade para competir com os de menor idade, o cotidiano da criança que não vai ao colégio para andar de ônibus.

Parece que nada acontece em linha de passe, mas acontece. A vida é cheia de curvas. Mas as oportunidades nunca chegam. O melhor caminho para conseguir um relativo sucesso é se tornar marginal. E a opção fica por conta da moral de cada um. As diferenças estão na própria família. Os irmãos não são iguais. Uns decidem assim e outros decidem assado. A vida acontece.

Nenhum comentário: