Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 27 de março de 2009

Um, Dois e Três


Muito boa a crônica do José Pedro Goulart na ZH de hoje.


O que importa


Um – Abasteço o carro. É noite. Calor. Que tal uma picolé? Vou até a lojinha do posto. Perto da porta, três crianças me pedem que eu compre algo para elas. Pedem não, exigem. Dou-me conta que elas tem consciência da situação: são crianças pobres, com fome; e eu adulto com grana sobrando: xeque-mate. Entro na loja, pego um saco grande de salgadinhos, mostro para a moça da caixa e aviso: “Já pago”. Abro a porta e entrego ao maiorzinho. Ele não sorri, nem agradece. Ok, decido, era isso. Mas logo noto que a questão ainda me incomoda. Talvez uma Fanta vá bem, crianças gostam de Fanta. Apanho uma grande e abro a porta – desta vez virá um sorriso, estou certo. Não. Não estou. Pegam a Fanta sem sequer olhar para mim. E aí me vem uma indignação, é claro. Mas logo me dou conta da situação e trato de me conter: por alguma razão essas crianças não estão aceitando suborno. Ou será que imaginei que iria pagar a dívida que tenho com elas com um saco de salgadinhos e um refri?


Dois – Minha filha de cinco anos e eu estamos jogando uma espécie de jogo de memória que tem umas mãozinhas de plástico e personagens do Shrek. Ganha quem for rápido e pegar mais cartas; mas ela, sobretudo, quer muito capturar uma que tem a imagem de um boneco feito de biscoito. Então, sorrateiramente, espia o baralho à procura da carta desejada. Ela sabe que isso é fraude, mas aposta na minha condescendência. Acredito, porém, que devo ensinar a ela que o jogo deve ser justo. Portanto, como forma de punição, uso de rapidez e apanho a carta/biscoito antes dela. Ela olha para mim incrédula. Depois chora. Grita. Corre para a mãe. Recolho o jogo e saboreio minha lição. Isso é que é ser pai. Só no outro dia é que fui me dar conta de que talvez ela nem quisesse tanto a tal carta com a imagem do biscoito. Ela só queria que eu deixasse que ela trapaceasse. Como prova de amor.


Três – Fronteiras do Pensamento, última segunda-feira: Steven Pinker, linguista, psicólogo, estudioso do cérebro humano, faz uma palestra/síntese do que vem publicando. Entre outras coisas, minimiza os efeitos da criação que os pais dão para os filhos. Dá como exemplo casos em que gêmeos idênticos foram separados depois do nascimento e, apesar disso, ao se reencontrarem depois de muito tempo, tinham incríveis semelhanças de atitude. Pinker diz que isso prova que o fator genético é muito mais preponderante do que o meio. Ainda sugere que crianças que sofrem de violência tendem à violência quando adultas muito menos em razão dos maus tratos e muito mais porque recebem como herança uma carga genética de pais violentos.Não sei se ele está certo. Mas há algo que eu sei. Até mesmo levando em conta o que ele disse. E também o que não disse. Só há duas coisas na vida que realmente importam: a sorte e o amor. O resto é bobagem.

Nenhum comentário: