Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 11 de março de 2009

Queda do PIB Pode Afetar Popularidade de Lula




Interessante análise de Fernando Rodrigues na Folha de hoje. Toda a vez que o PIB caiu a popularidade dos presidentes despencaram. Será o caso de Lula?

Lula, o PIB e a história

Lula especializou-se em contrariar previsões desde a sua posse, em janeiro de 2003. Com a forte desaceleração da economia, como mostrou ontem o IBGE, seu desafio agora se tornou um pouco maior. Terá de desautorizar o histórico dos últimos 24 anos de presidentes civis cujas taxas de aprovação ruíram diante de crescimento do PIB próximo de zero.Toda vez que a economia rumou para a estagnação, a popularidade do presidente de turno fez uma curva idêntica nos anos recentes. O PIB em 1988 teve retração de 0,1%. A taxa de ótimo e bom de José Sarney no Datafolha mergulhou para 8% em dezembro daquele ano.Collor assumiu com aprovação altíssima em março de 1990. Doze meses depois, em 1991, sua taxa bateu em 23%. O PIB havia caído brutais 4,3% em 1990. Em 1991, houve crescimento vegetativo de 1%.FHC foi bem enquanto a farra do populismo cambial o sustentou nas alturas. A economia surfou na fantasia eleitoreira de um real valer, às vezes, até mais do que um dólar.Quando a realidade bateu à porta, o PIB patinou. Só cresceu 1,3% em 2001 e 2,7% em 2002. A aprovação total do tucano flutuou um pouco acima dos 20%. O resto é história conhecida, com a eleição de Lula.É necessário levar em conta as idiossincrasias de cada época. A inflação era estratosférica com Sarney e Collor. E FHC nunca teve a aprovação estelar de Lula, acima de 70% em todos os institutos.Um dado sinistro é o fato de Sarney ter sido o único antecessor de Lula (pós-ditadura) a registrar PIBs "chineses": 7,9% em 1985 e 7,5% em 1986. O efeito comparação com o baixo crescimento dos anos seguintes foi devastador. Ele saiu do Planalto com 9% de aprovação.Tudo somado, nada impede, é claro, Lula de surpreender a todos, permanecendo popular até com a economia no buraco. Mas a história emite sinais diferentes a respeito.

3 comentários:

PoPa disse...

há uma grande diferença entre os atores desta história: os outros tinham a ferrenha oposição do pt, sabidamente muito competente para destruir pessoas. Agora, toda a estrutura política está montada para a proteção do presidente. Poderá até cair um pouco, pois é impossível (será?) ter mais aprovação do que tem hoje. Mas continuará nas alturas, pode apostar!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo integralmente contigo, Popa.

Anônimo disse...

Se aparelho assistencialista aperfeiçoado pelo Lula continuar estável e a inflação relativamente controlada, ele tem tudo para continuar nossos messias.