Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Perdedor


Recebo do jornalista Diego Casagrande o seguinte e-mail:

PERDEDOR I



É muito provável que José Serra (PSDB) perca a eleição presidencial. Até aqui, fez tudo errado. Ele parece que quer perder. Guiado por marqueteiros que adoram pesquisas qualitativas, quantitativas e salas de espelhos, abriu mão de algo básico em uma campanha eleitoral: criticar o governo.
Mesmo nos EUA, onde o grau de civilidade entre os dois principais partidos é espantoso, o pau pega durante a campanha eleitoral. É regra básica de uma eleição existir sempre um governo e sempre uma oposição com chances reais de poder. A oposição brasileira, com o nível de covardia e burrice, parece ter aberto mão disso.

PERDEDOR II


Poucas vezes assisti um candidato e uma oposição tão preocupados em não criticar, em ficar nas críticas leves em relação a um governo. Como se tivessem medo, rabo preso ou uma falta de inteligência que não lhes permitisse refletir sobre o estado de coisas que assola o país. Ora, eleição se ganha no longo prazo, no plantio. Lula concorreu três vezes e foi faturar na quarta. Quer escola melhor que esta?
Ainda hoje o PSDB não conseguiu mostrar ao eleitor brasileiro a eficácia das privatizações para o Brasil. Empresas e setores que eram deficitários e cabides de emprego de protegidos políticos foram substituídos por empresas superavitárias que geram hoje muitas vezes mais retorno em tributos para o país.
Mas quando se tem vergonha de defender o que se fez e o que se acha correto, aqueles que o fazem sempre levarão vantagem.


PERDEDOR III


Vou cancelar meu plano de saúde e passar a frequentar o SUS. Não vi ainda nenhum programa de televisão do PSDB que mostre minimamente o caos nas filas, nos hospitais e com gente morrendo. Lula deve ter razão quando diz que a saúde brasileira beira o primeiro mundo.
A oposição passa recibo disso.

2 comentários:

Fábio Mayer disse...

É por aí mesmo...

guimas disse...

O discurso do Diego Casagrande é raso, como sempre.

Eficácia das privatizações? Quer dizer que pra ganhar a eleição de 2010 é necessário resgatar a agenda de 1998? Sim, sim, deve ser isso que o povo precisa saber agora: que as privatizações do final dos anos 90 são a razão para votar nos tucanos. Pra quê? Pra elencar novas privatizações? Baita papo furado.

E a coisa do SUS é outra lenga-lenga. Depois tem outra. Tem plano de saúde que, na hora do aperto te deixa na mão. Se eu quisesse fazer críticas do nível dele, listaria uns casos de erros dos planos e diria que o SUS é a saída.

O Diego é o retrato exato da oposição: completamente desorientado.