Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sobre os EUA

Inegavelmente os EUA são um grande país. Vale a pena conhecer  sem carregar preconceitos. Aqui vivem todos os povos do mundo a procura de oportunidades. São inúmeras as tribos em todos os lugares. O povo americano - white, protestant - anda sim meio fora de forma. E não apenas os brancos, os negros, latinos e até mesmo os orientais. As opções são tão variadas que o pessoal parece não ter controle. Aqui se trabalha e se ganha bem e os produtos são acessíveis. E tudo é largo, tudo é grande, tudo é extenso, existe lugar de sobra e eles são extremamente organizados. As filas fluem, todo mundo obedece as regras, eles se auto-organizam, se auto-regulam e tudo funciona. Talvez seja esse o problema do Brasil. A gente insiste em querer passar -- na malandragem - na frente dos outros. Os brasileiros querem regular tudo. O estado, na sua desorganização causada pelos interesses privados e particulares, quer impor regras a todos e muitas vezes completamente artificiais. Exemplo vivo disso é nossa constituição que regula até quantas horas um trabalhador deve trabalhar. Nos EUA ninguém é superior a ninguém, se um branquela quiser dar uma de esperto para cima de um latino, um asiático ou um negro vai sair perdendo e vice-versa. Posso estar enganado, mas acho que não estou.

6 comentários:

ZEPOVO disse...

Eu tenho a minha opinião sobre a qualidade de vida estadunidense, mas não importa.
O que realmente importa é que os EUA estão em guerra a mais de 100 anos e toda família estadunidense é obrigada a mandar com um sorriso nos lábios e orgulho no coração pelo menos um jovem para ser morto, aleijado ou enlouquecido em algum país distante e de nome complicado, tudo para garantir a tal qualidade de vida nos EUA.
É lindo!

PoPa disse...

Puxa, como é ruim ser americano... bom mesmo é ser latino!

Terráqueo disse...

Maia,

Aproveite os Estados Unidos. É um lindo país e, como no Brasil, está cheio de pessoas gentis. Quanto a guerra, prefiro a deles que é longe de casa, do que a nossa que é dentro das maiores cidades.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Zé, concordo contigo em relacao ao Iraque, mas quanto ao Afeganistão os EUA estão fazendo um bom serviço a humanidade.

E o caminho do Brasil no futuro é mais ou menos parecido com os EUA de hoje.

Popa e Terraqueo, infelizmente essa guerra que vemos no Brasil de violencia em todos os lugares com mortes no transito, no trafico de drogas etc. aqui são casos isolados, por motivos simples, as estradas são seguras e praticamente toda a populacão americana é classe média.

Anônimo disse...

Todos os povos vivem aí, como? Todos nas mesmas condições, ou latinos, chineses, índigenas nativos e negros tem as mesmas condições e oportunidades? Perguntar não ofende!

Ogro Zen disse...

Legaus mesmo é Cuba. Somente a mídia golpista tenta impor esta deturpação de que as pessoas morrem tentando fugir do paraíso para entrar naquele inferno onde as criançinhas são mandadas para a guerra dos cem anos!?!