Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vai Trabalhar, Joaquim!

Ministro Joaquim Barbosa, do STF, de licença remunerada desde abril, é visto num bar em Brasília.

É bom esse emprego nos Tribunais Superiores. O cabra pode ter um monte de assessores para fazer os serviços mais complicados, ganha bem, tem excelentes regalias do tipo:  entrar em licença remunerada e, portanto, não trabalhar e receber do erário público o salário mensal de quase 30 mil. Assim faz o ministro Joaquim Barbosa, 55 anos, que desde abril enfrenta -- tadinho -- problema crônico na coluna.

E o Barbosa, neste fim de semana,  foi visto em uma festa e em um bar em Brasília.

Enquanto isso, no gabinete de Barbosa descansam nas abarrotadas prateleiras, 13 mil processos.

Semana passada, o Ministro Medina do STJ envolvido em caso de corrupção, em processo envolvendo uma casa de Bingo do RJ, foi aposentado por seus colegas. O prêmio é uma aposentadoria de cerca de 25 mil por mês.

É boa essa vida nos Tribunais Superiores.

4 comentários:

PoPa disse...

Pô Maia, ele precisa gastar este salarião e movimentar a economia brasiliense! Vagabundos do Brasil, uni-vos em defesa de seu mentor!

Fábio Mayer disse...

Este ministro é um homem capaz, que profere decisões corajosas e que não se vergou ao fato de que, indicado por Lula, teve que relatar e aceitar a denúncia de uma pá de gente envolvida no mensalão.

Uma das melhores indicações de Lula, que, aliás, fez 9 delas, todas de pessoas que no exercício do cargo demonstraram plena independência política e institucional, ao contrário de Gilmar Mendes e Nelson Jobim, cujas atuações não raro já criaram constrangimento para a corte!

O fato dele estar de licença, não o impede de, num fim de semana, visitar os amigos mesmo num boteco (e olhe que sou abstêmio e defensor de todo tipo de restrição ao álcool). Quem de nós já não visitou algum amigo ou saiu para alguma diversão mesmo gripado?

Ele pode estar em tratamento e por esta razão não volta ao trabalho. Ninguém se preocupou em apurar isso.

Também acho que os tribunais superiores têm mordomias demais e que juízes são um caso sério de pouco trabalho e muita remuneração.

Mas cada caso é um caso.

Conheço gente que teve sérios problemas de coluna e que se afastou do trabalho por conta disso... nem por isso deixou de comparecer a um aniversário do meu pai e beber alguma coisa.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fábio, o Barbosa é super pró fisco. O contribuinte, o que paga imposto nunca tem razão em suas reivindicações. Ele é parcial. E um Juiz não pode ser parcial, ele tem de ser justo. Claro, ele admitiu o processo do mensalão do PT. Isso demonstra coragem.

Quanto ao Gilmar Mendes talvez ele seja o ministro mais preparado do STF. Ele tem formação constitucional do direito alemão que tem muita ligação com o nosso.

Reclamam de Gilmar por ter solto Daniel Dantas, mas a decisão dele foi referendada depois, por unanimidade (ou por larga maioria) pelo pleno.

Fábio Mayer disse...

Todos os juízes brasileiros são pró-fisco, Maia!

Todos, sem exceção!

Porque todos eles entendem que ferrar o contribuinte é garantir seus salários em dia e as mordomias inerentes à magistratura nacional.

Em 17 anos de advocacia, nunca vi decisão nenhuma que fosse inteiramente pró-contribuinte. A última assim, foi aquela que extinguiu o FINSOCIAL, isso antes de eu me formar.

Isso não desqualifica o Joaquim Barbosa porque, afinal, ele é igual aos demais, inclusive o Gilmar Mendes, outro pró-fisco!