Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Irã - 'Companheiro' Complicado

Já falei sobre o assunto aqui.
Foi a  partir de 1979, com a derrubada da monarquia do xá Reza Pahlavi, que  o Irã passou a aplicar as leis da Sharia e do Corão no  xiitas tribunais islâmicos de Justiça.

Nas próximas horas, nove pessoas podem ser executadas, mediante enforcamento: a cerimônia inicia pelas  9 ou 10 da manhã, os corpos são erguidos por guindastes a uma altura razoável para que todos possam ver. Os corpos ficam dependurados por 10 horas (foto acima).

Diversos pedidos internacionais foram feitos para o Irã abolir a pena de morte, mas o clero iraniano entende que  qualquer tentativa de abolir a pena de morte atenta às leis sagradas (corão) e à interpretação dadas a elas (sharia).

É nesse contexto que o pedido do nosso pop presidente Lula deve ser interpretado ao solicitar ao presidente Ahmadinejad o asilo ao Brasil da iraniana Sakineh Moahmmadi Ashtiani (condenada a morte porque depois da morte do marido manteve relações sexuais com dois homens em momentos diferentes (vale esclarecer).

O porta voz do governo iraniano disse que Lula  tem personalidade emotiva e não tem as informações suficientes para permitir que o Brasil conceda asilo a Ashtiani.

Segundo o site do UOL: "O presidente (Lula) da Silva tem uma personalidade muito emotiva e humana, mas provavelmente não tem informação suficiente sobre o caso", declarou o porta-voz do governo iraniano. Ela "cometeu um crime" segundo a lei iraniana e que o governo iraniano pode passar mais informações ao presidente Lula "para que ele entenda o caso".

Meu pitaco: condenar a morte uma mulher porque ela - depois da morte do marido - manteve relações sexuais com outros homens é o absurdo dos absurdos. Isso sequer é crime. Um país que tem uma lei como essa está muito longe de ser democrático. Não interessa aqui a  lei interna e nem mesmo o respeito à soberania do Irã sobre suas leis. O que interessa é que tipo de lei é essa.

Mais informações sobre Ashtiani: do UOL:

Membros de organizações de direitos humanos disseram que a oferta de Lula de conceder asilo a Ashtiani é um passo positivo, mas que ainda é preciso fazer mais para pressionar o Irã a banir esse tipo de sentença.
Um site ligado à Guarda Revolucionária do Irã fez críticas à posição do presidente brasileiro, acusando-o de interferir nas questões internas do país.
Ashtiani, de 43 anos, está presa no Irã desde maio de 2006, quando um tribunal na Província do Azerbaijão Ocidental a considerou culpada por manter “relações ilícitas” com dois homens após a morte de seu marido.
No início do mês, as autoridades iranianas haviam afirmado que ela não seria mais morta por apedrejamento, embora a mulher ainda possa ser sentenciada à morte por enforcamento pelo adultério e por outras acusações que pesam contra ela.
O caso teve grande repercussão internacional e, no sábado, o presidente Lula fez um apelo ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pedindo que permita que a mulher possa se asilar no Brasil.
Falando à imprensa, o filho da mulher condenada, Sajjad Ashtiani, disse que o governo não poderia ignorar um pedido do Brasil.


6 comentários:

ZEPOVO disse...

Existem costumes que não aceitamos, não digo que não compreendemos porque óbvio!
O costume que no caso é Lei não pode ser usado como estão usando, fazendo associação e ligação entre as relações comerciais que Lula busca com o Irão e sua participação na busca pela paz e pelas negociações para evitar mais uma guerra no mundo. Querem concluir que Lula aprova o castigo! Querem usar a infeliz para tirar votos de Dilma!!!
É assim, não vamos ficar dando "voltinhas"!

Em muitos paises do mundo, nosso costume de deixar nossas filhas e esposas com as nádegas expostas na praia é uma coisa que não aceitam e obviamente não compreendem...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Zé, não tem comparação. Ninguém disse que Lula apoia essa tirania. Só que Lula custou a apoiar. Disse até que deve ser respeitada a lei iraniana e outras baboseiras. Esse tipo de lei, Zé, não tem de ser respeitada, porque anacrônica, atrasada, medieval. E isso tem de acabar no mundo de hoje. Isso não é questão de soberania, mas de dignidade humana. Abraços Maia

guimas disse...

E o que o Maia propõe para acabar com a lei atrasada no Irã e melhorar a dignidade humana lá?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Qualquer governo que seja parceiro do atual governo do Irã está implicitamente colaborando com esse status quo. Ontem Lula levou nos dedos, mas continua parceiro. Na época do Xá -- que não era nenhum santinho, muito pelo contrário -- se vivia no Irã com muito mais liberdade.

Bípede Falante disse...

Isso é abominável!

Fábio Mayer disse...

O que ficou claro nesse episódio é que:

a) Lula não é o salvador do mundo, como muitos petistas acreditam desde que Deus (ou seja, o presdente dos EUA quando elogia algum esquerdofrènico) disse que ele é o "cara"!

b) Ahmadinejad não tá nem aí pro Lula, nem para seus apelos sentimentaloides... vi aplicar a lei iraniana e dane-se quem achar ruim.

O PT fala bastante em direitos humanos, desde que isso não lhe cause incômodos...