Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Lula Diz Que Campanha Para Liberação de Iraniana - Que Pode ser Executada por Adultério - é Avacalhação


Existe uma campanha mundial para liberação da mãe iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani que pode ser executada (por apedrejamento, conforme o rigor da lei muçulmana)  a qualquer momento, porque teria praticado adultério. O site da campanha é este aqui: http://www.liberdadeparasakineh.com.br/.

Diversas personalidades assinaram o manifesto, mas o pop presidente brasileiro não assinou, porque disse que é avacalhação, segundo matéria da Folha de hoje:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou ontem se envolver no caso da libertação da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento por suposto adultério.Questionado sobre a campanha mundial relacionada à iraniana e aos apelos na web pelo cancelamento da pena, Lula disse não poder passar o dia atendendo a pedidos e que as leis dos países devem ser respeitadas, para não virar "avacalhação". "É preciso tomar muito cuidado porque as pessoas têm leis, as pessoas têm regras. Se começarem a desobedecer as leis deles para atender pedido de presidentes, daqui a pouco vira uma avacalhação", disse. Concluiu que "nenhuma mulher deveria ser apedrejada por conta de traição."

Assinaram o documento as seguintes personalidades:

President Fernando Henrique Cardoso, Mahnaz Afkhami, Shohreh Aghdashloo, Ingrid Bethancourt, Michael Bloomberg,  Richard Branson,  Sandra Broudy,  Chico Buarque, Jane Buffet, Jimmy Buffet, Ariela Cotler, Saeed Kamali Dehghan, Louise Dennys,Michael Douglas,Claire La Heureux Dube, Shirin Ebadi, Caroline Fourest, Diane von Furstenberg, Peter Gabriel, Philip Gourevitch, Laureen Harper, Arianna Huffington, Hugh Jackman, Heidi Kohl, Kiel Kohl, Marie-Jose Kravis, Hanif Kureishi, Annie Lennox
Bernard-Henri Levy, John Mackinson, Irshad Manji, Lale Mansur, Kati Marton, Mary Matalin
Ian McEwan, Deepa Mehta, Azar Nafisi, Marina Nemat,Betsy Giffen Nowrasteh,Cyrus Nowrasteh
Jane Olson, Yoko Ono, Gwyneth Paltrow,Kathleen Reader,Heather Reisman,David Remnick
Salman Rushdie, Sheryl Sandberg, Luiz Schwarcz, Gerry Schwartz, Sting, Trudie Styler, Caetano Veloso
Fiammetta Venner, Lister J. Watson, Gorkem Yeltan, Catherine Zeta Jones.

Depois dizem que o Brasil não é cúmplice e nem parceiro do regime fascista de Ahmadinejad. Essa sim é uma grande diferença entre o Brasil de Serra  e de Dilma.

Nos países socialmente desenvolvidos, onde  democracia já é uma tradição,  declaração desse tipo de um chefe de estado é motivo para total impopularidade. Mas no Brasil onde 51% dos brasileiros votantes são quase semi analfabetos, isso parece pouco importar. Lastimável.

2 comentários:

PoPa disse...

O mais triste, se é que isto é possível, é que a mulher já era viuva na época da tal infidelidade. Mas deste tosco não dá para esperar nada diferente, mesmo. Ele só é valente contra países pequenos, como Honduras...

Pulha Garcia disse...

Pois, Lula está assumindo em nome do Brasil uma postura mercantilista e de directa provocação.

Será que ele gostava de ter uma filha a caminho da execução por ter sido supostamente adúltera? Para alguém tão de esquerda Lula está-se a revelar largamente capitalista (ou há dúvidas de que esta aproximação ao Irão é apenas money oriented?).