Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 3 de julho de 2010

As "Carpideiras do Bom Talento" Defendem o Fim da Era Dunga

Brasil 0x1 França em 2006, na Alemanha. Roberto Carlos ajeita as meias e Thierry Henry coloca para dentro do arco de Dida.

Se eu fosse cartola da CBF eu manteria o Dunga. Ele não fez um mal trabalho. Seu retrospecto foi amplamente favorável.


A cena marcante da eliminação do Brasil da Copa de 2006 , na Alemanha, foi o Roberto Carlos arrumando as meias enquanto o Thierry Henry marcava para a França.

Ou seja, faltou naquela época comprometimento e sobrou cansaço. Parreira - que hoje é um ex técnico - foi liberal demais. Permitiu que a imprensa tomasse conta dos hotéis da seleção. E deu no que deu.

Dunga é muito melhor técnico do que Parreira - que considero um ex treinador.

Futebol hoje é administração de grupo. E Dunga mostrou que sabe fazer isso.

Dunga confiou demais na técnica e individualismo de Kaká de forma incondicional. Kaká foi um burocrata, estava inseguro. Não jogou nada.

E o Brasil numa circunstância de partida -- que vale tudo -- mostrou que não tinha poder de reação. Começamos a perder o jogo quando Michel Bastos - que jogou bem - tomou o amarelo numa jogada contra Robben - que é apenas um bom burocrata. 

O Brasil do primeiro tempo contra a Holanda foi perfeito, foi talentoso, técnico e competente. E o Brasil do segundo tempo não teve técnica e foi absolutamente incompetente.

No segundo tempo, "a canarinha" ficou completamente deprimida. Tão deprimida e abalada que não conseguiu sequer esboçar qualquer tipo de reação. Era um time catatônico.

E a imaturidade do nosso volante, Felipe Melo -- que é sim um bom jogador -- foi fatal.

E copa não é campeonato. Não se pode, simplesmente, dar a volta por cima e buscar a classificação em outros jogos. Copa se decide no detalhe. E o Brasil errou na hora H. Não esboçou reação e afundou.


Se eu fosse cartola da CBF eu manteria o Dunga, com certeza manteria.

8 comentários:

Fábio Mayer disse...

Ninguém reclamou do Dunga quando ele venceu a Copa América numa final contra a Argentina. Nem quando ele venceu a Copa das Confederações depois de estar perdendo por 2 x 0 dos EUA.

Não digo que Dunga é o técnico perfeito. Não é. Mas ele fez um bom trabalho. Parreira, Luxemburgo, Falcão, Telê Santana, Lazaroni... todos fracassaram à frente da seleção brasileira, Dunga é apenas mais um;.

E outro aspecto disso é o seguinte: O Brasil tradicionalmente vai a todas as copas e parece que isso lhe obriga a vencer todas. O brasileir só se revolta com derrota em Copa, que não é o único torneio que existe, apesar de ser o mais importante.

De qualquer modo, QUALQUER técnico que estiver à frente da seleção será fritado após uma desclassificação de Copa. Até o mestre Telê foi chamado de burro e coisas bem piores por não ter levado ponta...

Diego Corte disse...

Adeus Dunga!

Não deve ficar (e não vai), pois não ganhou a copa do mundo. A copa é o torneio mais importante para uma seleção, o Brasil de dunga poderia ter ganhado 30 copas América, 50 copas das confederações, mas tudo isso não basta para fazer de Dunga um técnico vencedor em seleções. Dunga fracassou no projeto mais importante da seleção – também o seu próprio maior objetivo –, que era ganhar este mundial.


##

Terráqueo disse...

Jogo é jogo. O Brasil fez excelentes jogadas, mas as vezes falta sorte também. A bola pode entrar ou passar por milímetros.

senna madureira disse...

O brasileiro tem um defeito de querer perdoar seus culpados.

Talvez por isso nosso Judiciária seja esse monumento a impunidade.

Dunga foi o culpado, especialmente por deixar aqui vários talentos para levar sua "patotinha".

A Alemanha acaba de "dar um chocolate" nos "hermanos" com destaques todos plenos.

Os "ronaldinhos" de lá estavam no time.

Felipe Melo, Doni, Klebeson, Bastos, Gilberto Silva, etc, etc

Dunga foi o culpado e fim de estória.

Se não contratarem o Felipão agora, afim de montar uma nova seleção, nem pensar na proxima;

Carlos Arruda disse...

Como já era de se esperar, só agora aparecem os oportunistas de plantão (a maioria antes estava quietinha) para dizer o óbvio ululante "eu já sabia" de sempre.
Nunca fui um admirador total do Dunga (sei que ele é um baita de um reaça e isso Felipão também era), mas não se pode negar que ele deu um espírito coletivo de que a seleção de 2006 sequer passava perto. Para refrescar a memória coloquei a foto acima (clique nela para ampliar) estampando a total falta de comprometimento do "quarteto mágico" de Parreira.
Ninguém mais do que eu (que tinha apenas 13 anos) chorou a derrota de 82 na Espanha. Só que depois cresci fui entender as causas da derrota: O futebol "faceiro" que empilha atacantes nunca chega muito longe. Parreira já parecia ter aprendido isto em 94, quando ganhou a copa com uma equipe equilibrada, mas preferiu esquecer a lição (por influência da Globo e sua trupe?) em 2006. Deu no que deu.
Agora aparece a mesma turma de sempre, para oportunisticamente falar em "Era Dunga". Pelo argumento "sublime" destes entusiastas a Argentina de Maradona deveria ser campeã. E o que se viu? Chocolate da Alemanha.
Acho que Dunga nem deve ficar. A crítica da imprensa em cima dele agora vai ser simplesmente insuportável. Mas deve ser efetivado em seu lugar um técnico que prossiga com a mesma filosofia (Mano Menezes, Felipão seriam ideais). Voltar ao passado com o futebol "oba,oba" seria um retrocesso. A foto acima que o diga.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoal, minha tese foi para o espaço. Dunga não é mais técnico da seleção brasileira.

Concordo com o Senna e o Arruda, Felipão é o técnico ideal. Dizem que ele já acertou com o Palmeiras, mas a CBF tem todas as condições de "cobrir" a oferta.

Se não for ele, Mano Menezes, que também é excelente técnico.

Anônimo disse...

Revolução Quilombolivariana1
Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez! Feliz 2010!
Conscientização!Justiça !Prosperidade! Solidariedade!
Fraternidade!Amor! Paz! Socialismo Quilombolivariano!
Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos Feliz 2010!
.
Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo este afro-ameríndio descendente vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.Viva! Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
Movimento Revolucionário Socialista (Seja um,uma) QUILOMBOLIVARIANO
O maior blog de Chávez e Chavista das Américas
vivachavezviva.blogspot.com
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
Por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

Anônimo disse...

Revolução Quilombolivariana2
Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direitos e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construídor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar as histórias dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argentina, Boliviana, Peruana, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma, não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução
Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi!Tupac Amaru!Benkos BiojoS! Sepé Tiaraju Alicutan!Sabino! Elesbão!Luis Gama,Lima Barreto,Cosme Bento! José Leonardo Chirinos !Antônio Ruiz,El Falucho! João Grande e Pajeú ,João Candido! Almirante Negro!Patrice Lumumba!Viva Che! Viva Martin Luther King!Malcolm X!Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva!Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma!Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)! Viva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios,! 1º de maio,
Viva! Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
Movimento Revolucionário Socialista (Seja um,uma) QUILOMBOLIVARIANO
O maior blog de Chávez e Chavista das Américas
vivachavezviva.blogspot.com
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
Por Secretário Geral Antonio Jesus Silva