Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 27 de julho de 2010

Respostas aos "Porquês"

Fotos oficiais dos candidatos Nelson Mandela - Adolphino Rosario Cruz é parecidíssimo com Nelson Madela e, por isso, se candidatou a  deputado estadual de São Paulo pelo PP (Partido Progressista).
A candidata "Super Nany de Jesus" é Gislene Dias de Jesus, evangélica que concorre a deputada estadual em São Paulo pelo  PSC (Partido Social Cristão).




Na minha infância gostava de ler uma enciclopédia antiga chamada "Tesouro da Juventude" que era dividida em capítulos. Um deles se chamava o "Livro dos Porquês" que explicava ou tentava explicar os porquês da vida.

Lembrei disso quando li a estatística abaixo do TSE:  Metade do eleitorado brasileiro é composto por semialfabetizados.






Por que nossos ilustres parlamentares têm péssimo nível educacional e cultural?
Por que nossos governantes são medíocres?
Por que  o povo não se interessa por política?

Ora, porque os políticos são o espelho da sociedade que vota neles.

E como é formada a sociedade brasileira que vota nos nossos ilustres politicos?.

Mais da metade do eleitorado brasileiro (53,56%) são pessoas com nenhum ou poucos nível escolar: 33,09% têm primeiro grau incompleto, 14,57% apenas leem e escrevem e 5,9% são analfabetos. Os dados do eleitorado divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a Região Nordeste tem o maior número de eleitores analfabetos,11,05%. Os que apenas leem e escrevem -chamados de analfabetos funcionais - são 24,19% dos eleitores. Em segundo lugar, está a Região Norte, com 8% de analfabetos...

Extraído de: Correio do Brasil - 23 de Julho de 2010 .

Resumo da ópera: grande parte dos nossos políticos não está interessadas em mudar esse status quo, porque lucra com ele.

Um comentário:

ZEPOVO disse...

Mito. Lenda urbana!
No mundo inteiro o cidadão médio mal sabe ler e escreve muito mal.
Trabalhadores americanos são treinados como especialistas em áreas específicas e passam a vida assim. Falam muito mal o próprio idioma e escrevem pior ainda. E os políticos são exatamente iguais aos nossos!
Nos EUA é mais dificil um cidadão comum entrar numa boa faculdade que no Brasil. A democracia de nossos vestibulares não existe por lá. Qualquer besta com a carta de apresentação certa entra em Yale ou Harvard, mas tem que ser um besta da elite, os únicos que recebem boa educação e os únicos que muitos no Brasil conhecem.