Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Histeria do Brucutu

Chávez - hoje ao lado de Maradona - anunciou a ruptura das relações com o governo da Colombia.

O que é irritante em certa esquerda é a dissimulação. Eles simplesmente não admitem o óbvio, o que é evidente, o que está na cara.

É claro e cristalino que o governo Chávez -- e os círculos bolivarianos que o apoiam -- tem relações com as FARC-EP colombianas. Impossível ter dúvidas a respeito desse fato.

Pois a Colômbia denunciou em reunião da OEA que a Venezuela abriga 1,5 mil guerrilheiros em 87 campos de treinamento e por conta disso, Hugo Chávez anunciou a ruptura de relações diplomáticas entre Caracas e Bogotá, e afirmou que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, é "mentiroso" e "mafioso"
 Nesta quinta-feira, em sessão extraordinária da OEA (Organização dos Estados Americanos), a Colômbia exibiu fotos, vídeos e testemunhos que provariam a presença de ao menos 87 acampamentos e 1.500 guerrilheiros protegidos em solo venezuelano. O embaixador da Colômbia no órgão, Luis Alfonso Hoyos, afirmou que os acampamentos não são novos "e continuam se consolidando". "Não são [apenas] casas. São ao menos 87 estruturas completamente armadas em território venezuelano". Em seu discurso, que também contou com fotos e imagens aéreas, Hoyos se concentrou nas informações sobre quatro localidades, que abrigariam os acampamentos nomeados Ernesto, Berta, Bolivariano e Jesus Santrich, situados 23 quilômetros para dentro do território venezuelano. segundo a Folha on Line.


Não sei exatamente se os dados passados pelo governo da Colômbia estão corretos, se o número de guerrilheiros das FARC são esses, se são efetivamente 87 campos de treinamento. Os números até podem ser exagerados, mas que existe relação íntima entre Chávez e FARC isso é inegável.

A esquerda internacional --  e isso vale em relação ao PT no Brasil -- se encontra, se conversa, traça planos e estratégias, age em conjunto. Isso não é paranóia anti esquerdista ou antipetista. Isso é fato. Basta circular pelos sites e Blog do pessoal da esquerda. Inclusive os mais conhecidos como o Paulo Henrique Amorim e o rancoroso do  Nassif -- que virou esquerdista depois de ser demitido da Folha.  As maluquices do tirano Chávez são muitas vezes elogiadas por eles ou omitidas.

O apoio de certas pessoas ao Chávez é de causar espanto. É Oliver Stone, é o ex marido da Madonna, o Sean Penn (que é um grande ator), é o Maradona. É que o mundo olha a América Latina e o Brasil  como se fosse uma sociedade dividida entre exploradores e explorados. Chávez, Evo, o casal K, Lula estão do lado dos explorados contra a tirania de exploradores que são apoiados pela elite rica da América Latina que ama Uribe e FHC. Essa é uma visão simplória e manipuladora da realidade latino americana e que dá espaço a esse continente ser administrados por brutucus paranóicos,  idiotas e histéricos como Hugo Chávez.

3 comentários:

guimas disse...

Em um parágrafo:

"...e o rancoroso do Nassif -- que virou esquerdista depois de ser demitido da Folha."

E no outro:

"Essa é uma visão simplória e manipuladora da realidade latino americana e que dá espaço a esse continente ser administrados por brutucus paranóicos..."

Esse tipo de incoerência direta, num mesmo post, de opinião contraditória é que me faz postar aqui. Isso é divertido demais.

Sobre o post, eu digo o que sempre disse: Chavez é um populista que está no poder porque a elite venezuelana conseguiu ser pior do que ele. Ignorar isso e criticar Chavez por conta dos arroubos populistas dele é errado. Enquanto a oposição venezuelana não encontrar um caminho que coloque o país à frente de seus interesses próprios, Chavez continuará lá, até enterrar (novamente) a Venezuela.

E isto me traz ao Brasil. Lula e o PT tem muitos defeitos. Mas só estão no poder porque a oposição (que é, basicamente, uma elite classe média alta paulistana) não consegue ver nada além do próprio umbigo. Serra é hoje um retrato desta opção política falida.

Quanto ao Luis Nassif ser rancoroso... Olha lá no Google o que é "falácia ad hominem". Não vejo rancor no Luis Nassif, mas sim nas pessoas que não admitem que ele fale mal do Serra.

PHA é uma caricatura, e nada mais do que isso.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, eu concordo com quase tudo que vc disse. Acho sim que Chávez é resultado de sucessivos governos que lucraram e abusaram do petróleo. Chávez foi esperto o suficiente para construir uma base popular sólida e violenta. E isso dividiu o país. A culpa não é só de Chávez. O Brasil é um pouco diferente, aqui as coisas são mais difusas. O governo Lula não fez uma ruptura como fez Chávez, ele seguiu praticamente o mesmo - e correto - modelo de política econômica. Então, Serra - se eleito, o que acho difícil -- vai continuar a fazer exatamente aquilo que Lula está fazendo. A diferença é que ele não vai se alinhar, com os Chávez da vida. Com Serra o Brasil se aproxima mais dos EUA. E não acho isso ruim para o Brasil. Questão de opção.

ZEPOVO.FAKE disse...

A Revolução está chegando, e nesse depósito não vai sobrar pedra sobre pedra!!
Chavez, Evo, Lugo é só o começo...