Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Brasil Deveria Ter Matado a Holanda no Primeiro Tempo


Ontem Dunga foi o "cara". Hoje não é mais. O Brasil jogou muito bem o primeiro tempo contra a Holanda. As bolas divididas eram sempre brasileiras até que o Felipe Melo -- vejam só -- enfiou uma bola  a la Gerson 70 para o Robinho colocar na rede. E o Brasil deveria ter matado a Holanda no primeiro tempo. E esse foi nosso grande equívoco, porque deu chance  a um adversário organizado e perigoso. O gol do Brasil não foi vacilada do Felipe Melo, mas do goleiro Júlio Cesar que deve ser o imperador da área e levou um frango. Depois disso o Brasil morreu e o  irresponsável e descontrolado  Felipe Melo pisou na coxa de Robben e os canarinhos  afundaram psicológicamente, não tiveram nenhuma força para esboçar qualquer tipo de virada. Faltou um Dunga jogador nesse time. Faltou um líder, um cara que grita, que berra, que cobra.
E parabéns para a Holanda, uma equipe forte, com bons jogadores e completamente ardilosa. Não jogou nada no primeiro tempo, mas no segundo disse para o que veio. E buscou o resultado da melhor forma possível, de virada.

3 comentários:

senna madureira disse...

Espero que o dono do Emporio, que é meu amigo antigo, use novamente o seu senso democrático e restabeleça uma injustiça comigo.

Disse aqui que essa seleção de futebol do Dunga não iria longe.

Fui chamado de "capideira saudosista"..

Quem é a carpideira agora afinal ????

Nada supera o talento

Nada supera a competencia

PoPa disse...

Na verdade, chegar às quartas de final não era mais que obrigação para uma seleção um pouquinho acima da média. O problema seria - e foi - quando pegassem as verdadeiras feras. Mas o Brasil mereceu esta derrota, infelizmente. Se é um reflexo do estilo emburrado, fechado e raivoso de Dunga, não sei. Mas seria, caso vencedor... então, ele é o principal culpado, aliás, como reconheceu.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Senna e Popa,

Se eu fosse cartola da CBF eu manteria o Dunga. Ele não fez um mal trabalho. Seu retrospecto foi amplamente favorável.

A cena marcante da eliminação do Brasil da Copa de 2006 , na Alemanha, foi o Roberto Carlos arrumando as meias enquanto o Thierry Henry marcava para a França.

Ou seja, faltou naquela época comprometimento e sobrou cansaço. Parreira - que hoje é um ex técnico - foi liberal demais. Permitiu que a imprensa tomasse conta dos hotéis da seleção. E deu no que deu.

Dunga é muito melhor técnico do que Parreira - que considero um ex treinador.

E futebol hoje é administração de grupo. E Dunga mostrou que sabe fazer isso.

Dunga confiou demais na técnica e individualismo de Kaká de forma incondicional. Kaká foi um burocrata, estava inseguro. Não jogou nada.

E o Brasil numa circunstância de partida -- que vale tudo -- mostrou que não tinha poder de reação. Começamos a perder o jogo quando Michel Bastos - que jogou bem - tomou o amarelo numa jogada contra Robben.

O Brasil do primeiro tempo contra a Holanda foi perfeito, foi talentoso, técnico e competente. E o Brasil do segundo tempo não teve técnica e foi absolutamente incompetente.

No segundo tempo, "a canarinha" completamente deprimida. Tão deprimida e abalada que não conseguiu sequer esboçar qualquer tipo de reação. Era um time catatônico.

E a imaturidade do nosso volante, Felipe Melo -- que é sim um bom jogador -- foi fatal.

E copa não é campeonato. Não se pode, simplesmente, dar a volta por cima e buscar a classificação em outros jogos. Copa se decide no detalhe. E o Brasil errou na hora H. Não esboçou reação e afundou.

Isso é um detalhe que pode ser corrigido e Dunga mostrou que tem condições de corrigir esses detalhes.