Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brasil Continua a Fazer o Jogo de Chávez


Esse Debate Deve Ser Feito em Fórum Amplo e Não Restrito

Chávez, com Maradona, admitiu ontem que podem ter campos de treinamento das FARC na Venezuela:

Na ZH de hoje:

Chávez também chamou Uribe de “mafioso” e “fantoche do império ianque (os EUA)” – mas, curiosamente, não negou veementemente a existência dos supostos acampamentos guerrilheiros. Disse apenas que, se houver alguma base guerrilheira no país, seria “sem a autorização do governo".

Em outras palavras, as bases existem mas elas não têm autorização do governo, tá ligado?

E o Brasil do nosso pop presidente está certo em querer ser mediador desse conflito, mas começou mal.

Segundo a Folha: on line:

O Brasil quer retirar a crise Colômbia-Venezuela do âmbito da OEA (Organização dos Estados Americanos) e trazer para a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), órgão do qual os Estados Unidos não são membros. A ideia, afirma reportagem de Eliane Cantanhêde e Fábio Amato na edição desta sexta-feira na Folha de S. Paulo, é evitar que a participação americana desequilibre as negociações para pró-Colômbia e anti-Venezuela.

Ou seja, o Brasil está querendo que esse tema seja debatido em fórum pró- Venezuela desequilibrando as negociações em desfavor da Colômbia.  Para quem não sabe, o Unasul é fórum restrito que Chávez adora ser protagonista. A OEA é fórum mais abrangente e conta com  a participação de outras peças importantes do jogo de xadrez.

Os EUA - e a discussão envolve também a questão da repressão ao tráfico de drogas que produz danosas consequencias em terras norte-americanas - devem ser parte integrante dessas negociações.

6 comentários:

guimas disse...

Isso é gozado: Uribe acusa Chavez de manter e ajudar bases da Farc em território venezuelano. É uma acusação grave, pois Uribe basicamente chamou o governo Chavez de criminoso.

De repente, a coisa se inverte: é Chavez que tem que provar que não ajuda as Farc! É o mesmo discurso aqui do Brasil: é o PT que tem que provar que não tem ligações com as Farc, apesar de ninguém provar que estas existam. Fica na base do "todo mundo sabe".

Quer saber? Uribe pisou na bola. Pelo que li por aí, o novo presidente partiu a negociar com Chavez, o que pode dar certo, mas Uribe não aceitou a situação e chutou o balde. Não que eu defenda Chavez, mas Uribe também não é flor que se cheire. As belezas estão discutindo entre si e carregando os dois países em uma crise desnecessária.

Talvez seja interessante os EUA participarem de negociações, mas acho que, com seu histórico belicista, os EUA tenderão mais a radicalizar do que a negociar de verdade.

Fábio Mayer disse...

Que credibilidade tem um indivíduo que anuncia a quebra de relações com umpaís se fazendo acompanhar de um jogador de futebol?

Eu discordo do Guimas, a Colômbia apresentou provas, mas Chaves simplesmente não se referiu à elas, saiu pela tangente, fugiu da discussão.

De qualquer modo, nem a posse de Santos fará Chaves mudar de idéia. A Colômbia, hoje, é a táboa de salvação de Chaves, é o inimigo em quem ele bate para salvoguardar sua pouca popularidade, é a sombra que segundo ale ameaça sua revolução mambembe e mantém o entusiasmo de seus quadrilheiros.

E Uribe está certo. Enquanto Santos não assumir o presidente é ele e são suas decisões que devem ser acatadas.

guimas disse...

Fábio, tá no site da Folha:
"Em seu discurso, que também contou com fotos e imagens aéreas, Hoyos se concentrou nas informações sobre quatro localidades, que abrigariam os acampamentos nomeados Ernesto, Berta, Bolivariano e Jesus Santrich, situados 23 quilômetros para dentro do território venezuelano."

A Venezuela não nega a presença dos acampamentos. Apenas nega que não patrocina esta presença. Esta é a acusação que deve ser provada. Uribe está dizendo que Chavez patrocina, e faz "vista grossa" para a presença das Farc. E isto, bem, é mais difícil de se provar, e faz parte da estratégia de Uribe de manter Chavez como o vilão criminoso que precisa ser combatido.

É verdade que Chavez tem pouca credibilidade, mas Uribe está se esforçando para queimar a sua. Como eu disse, é um jogo de belezas onde todos saem perdendo.

Fábio Mayer disse...

Guimas,

O Uribe tá na dele... daqui há 4 anos, não duvide ele será candidato a presidência. Como Chaves continuará presidente (salvo de morrer) ele já tem seu mote de campanha.

A ligação com as FARC já teve provas concretas, equipamentos militares venezuelanos encontrados em poder delas, sem que houvesse qualquer informação anterior de roubo ou desvio.

E se Chaves sabe que seu território está invadido por forças armadas estrangeiras (mesmo não oficiais) porque nada fez? É engraçado, põe o exército de prontidão contra a Colômbia mas é incapaz de bombardear e prender uns guerrilheirozinhos mortos de fome.

guimas disse...

Fábio,

O que tu dizes pode ser verdade, não sei.

Não é o que o embaixador da Venezuela disse na OEA.

Eu não tomo parte no assunto. Pra mim Chavez e Uribe estão fazendo politicalhas às custas de seus povos. Chavez é mais falastrão; Uribe está no caminho.

Anônimo disse...

During the markup to House Result 2267, the bill proposing online gambling usual, opponent Spencer Bachus repeatedly referred to an article in the Orlando Picket as heralding the incipient dangers of Internet gaming. Bachus said the notepaper bemoaned the decoy Internet cafes posed to children, and argued this meant accepting online casinos means subjecting kids to risk.

Bachus repeated the citation a covey of times during the indubitably of the exchange not later than the House Pecuniary Services Commission, as if he had discovered a strict kernel of fact gaming proponents could not refute nor digest. But the Alabama Republican had either accidentally or deliberately muddied the dampen with misleading information.