Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 20 de julho de 2010

Choque de Civilizações Não é Teoria, Mas Fato

Peregrino muçulmano xiitas se  auto-flagelado, na mesquita de  Kadhim Imam Musa, em Bagdá, essa foto foi tirada em 07 de julho de 2010, não se vê cena como essa nas igrejas do ocidente - (AL-RUBAYE/AFP/Getty AHMAD) #


Sempre concordei com Samuel Huntington (1927-2008): existe entre ocidente e oriente um choque de civilizações. Muitos criticaram Huntington, como os complicados Edward Said e Said Shirazi dizendo que essa teoria alimentava a supremacia americana. Babaquice pura. Choque de civilizações não é teoria, é realidade, é o que está ai, é o que existe.

Por exemplo, muitos muçulmanos -- e não são poucos, talvez maioria -- acreditam no Hadith que é a narrativa dos atos do profeta Maomé que junto com o Alcorão forma a base da lei islâmica. O alcorão determina que quando um  homem que vai para a cama com mulher casada os dois devem receber cem chibatadas.

Mas na Bíblia (Deuteronômio 22:22) assim está dito:
"Se se encontrar um homem dormindo com uma mulher casada, todos os dois deverão morrer: o homem que dormiu com a mulher, e esta da mesma forma. Assim, tirarás o mal do meio de ti."

A diferença é que no mundo ocidental ninguém leva a sério essa regra. Ou seja, como bem disse hoje, na Folha, o Hélio Schwartsman,  a diferença entre islã e Ocidente hoje é que, enquanto este assistiu a uma progressiva laicização das instituições e da vida, o primeiro permanece fiel a suas origens e seus textos religiosos.

Talvez seja excessivo dizer que o Ocidente se tornou irreligioso, mas é certo que ficou pouco zeloso nessa matéria.


Isso fez com que as fogueiras inquisitoriais não voltassem a acender-se e permitiu que a ciência avançasse por terrenos antes vedados. É dessa revolução iluminista que o islã se ressente. Lá mais que cá, Estado e religião se confundem e tomam-se ao pé da letra os textos que mandam assassinar apóstatas.


Para o filósofo Sam Harris, é esse excesso de literalidade que está por trás dos homens-bomba.

2 comentários:

ZEPOVO disse...

Choque de culturas?
No comentário anterior falei que comemos os porcos e dispensamos os cães. Existem culturas que comem cães e outras que não comem porcos.
Judeus terem costumes estranhos geram respeito, estranhos costumes muçulmanos geram desprezo. Catolicos não se levam muito a sério mas temem as coisas do além.
Se fosse possível, existem muitas pessoas que eu gostaria de chicotear, e existem pessoas que sabem que merecem se auto flagelar...
E la nave vá!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Mas existe sempre um padrão de razoabilidade. A religião muçulmana continua interpretando as palavras do profeta Maomé como se ainda estivessemos no século VII. é exatamente ai que surgem as profecias do terrorismo, que tem lado certo.