Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 11 de abril de 2008

Edgar Morin no Fronteiras do Pensamento




Segunda-feira, dia 14 vai se realizar a primeira palestra do ciclo de debates Fronteiras do Pensamento, a se realizar em Porto Alegre,RS. O ditador deste depósito vai estar lá. O convidado é o sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo francês, Edgar Morin.

Morin é autor de mais de 60 livros sobre temas que vão do cinema à filosofia, da política à psicologia, da etnologia à educação. É também diretor emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica, fundador do Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.
Sua trajetória de vida é marcada por um firme posicionamento nas questões cruciais de seu tempo, o que se reflete em grande parte da sua produção intelectual. É o idealizador de uma reforma do pensamento e da educação. Suas idéias expressam a paixão pelo que chama de transdisciplinaridade e resumem-se em conceitos como a ecologia da ação, a identidade transcultural e a antropoética. Entre seus livros, destacamos os seis volumes de O método (Sulina) e obras-primas da interpretação cultural, como As estrelas (José Olympio); O cinema e o homem imaginário (Relógio D’Água/Grande Plano); Cultura de massa no século XX (Forense Universitária)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Maia...puxa-saco !

abraço Sueli